Portugal ganha cinco novas estrelas Michelin – e o Alentejo volta ao guia

Pedro Pena Bastos, do Cura. (Foto: DR)
Vila Foz (Porto), Cura (Lisboa), Esporão (Reguengos de Monsaraz), A Ver Tavira (Tavira) e Al Sud (Lagos) são os cinco novos restaurantes a ganhar uma estrela no Guia Michelin 2022, anunciado esta terça-feira em Valência. Há cinco anos que não havia tantas novas entradas. Outra novidade é a atribuição de duas estrelas verdes, focadas na sustentabilidade.

Ainda que não seja este ano que Portugal consegue a distinção máxima de três estrelas, o Guia Michelin 2022 para Espanha e Portugal traz boas notícias para a alta cozinha nacional, com cinco novas entradas no leque de distinguidos – não só um aumento face aos únicos dois novos reforços do ano passado (os lisboetas Eneko e 100 Maneiras), como o maior número desde a edição de 2017, quando entraram sete novos restaurantes portugueses no mais prestigiado guia gastronómico. No total, há agora 33 moradas estreladas em Portugal.

2022 marca também o regresso do Alentejo à constelação Michelin em território nacional, depois da saída do L’And Vineyards (na altura, com o chef Miguel Laffan), há dois anos. Agora, o Esporão, restaurante da Herdade do Esporão liderado pelo chef Carlos Teixeira, em Reguengos de Monsaraz, ganha uma estrela Michelin (‘cozinha de grande nível, compensa parar’); à semelhança do que acontece com o portuense Vila Foz, restaurante do hotel cinco estrelas homónimo, do chef Arnaldo Azevedo, na Foz; e do lisboeta Cura, restaurante do Ritz Four Seasons Hotel Lisboa que abriu há pouco mais de um ano, encabeçado pelo chef Pedro Pena Bastos.

Carlos Teixeira, do restaurante Esporão, em Monsaraz. (Foto: DR)

Também com uma nova estrela estão duas casas algarvias: o A Ver Tavira, do chef algarvio Luís Brito, com vistas panorâmicas na zona histórica da cidade que lhe dá nome; e o recente Al Sud, situado no resort Palmares Ocean Living & Golf, em Lagos, do chef Louis Anjos (ex-Bon Bon, no Carvoeiro, que já era detentor de uma estrela).

Luís Brito, chef do A Ver Tavira, nova estrela Michelin. (Foto: DR)

Arnaldo Azevedo, chef do Vila Foz. (Foto: DR)

Louis Anjos, chef do Al Sud, em Lagos. (Foto: DR)

Na gala que decorreu esta terça-feira no Palau de les Arts Reina Sofía, em Valência, e que retomou o formato presencial da iniciativa anual, a sustentabilidade foi um dos temas mais presentes, até pela atribuição das estrelas verdes, que distinguem as casas com preocupação ambiental e práticas sustentáveis na cozinha. Em Portugal, estreiam-se nesta lista verde o Esporão, em Monsaraz, e o madeirense Il Gallo d’Oro, situado no Funchal.

O madeirense Il Gallo d’Oro ganhou agora uma estrela verde. (Foto: PortoBay Hotels & Resorts)

Os restaurantes com uma e duas estrelas no guia anterior (‘cozinha excecional, merece o desvio’) mantiveram, de resto, a mesma distinção este ano. Portugal nunca recebeu a classificação máxima, recorde-se, de três estrelas (‘cozinha de nível excecional, justifica a viagem’). No total, e em resumo, entre as estrelas atribuídas a Espanha e Portugal, o guia ibérico para 2022 conta com 11 restaurantes com três estrelas; 40 com duas (quatro novidades no país-vizinho); 211 restaurantes com uma estrela (33 novos, cinco em Portugal); 29 com estrela verde (oito novas entradas, duas portuguesas); e 284 espaços na lista Bib Gourmand, com a melhor qualidade-preço (43 novidades, duas em território nacional).

Destaque, ainda, para o basco Martín Berasategui, que recebeu na gala desta terça-feira o prémio Michelin Chef Mentor. O homem que detém atualmente uma dezena de estrelas Michelin em várias moradas ibéricas – uma destas entregue ao seu restaurante em Lisboa, o FiftySeconds, no Parque das Nações – foi premiado pela sua carreira de quase cinco décadas.

 

Consulte aqui a lista atual dos 33 restaurantes com estrela Michelin em Portugal:

2 estrelas (7 restaurantes)

Alma – Lisboa
Belcanto – Lisboa
Casa de Chá da Boa Nova – Leça da Palmeira
Il Gallo d’Oro – Funchal
Ocean – Porches
The Yeatman – Vila Nova de Gaia
Vila Joya – Praia da Galé

1 estrela (26 restaurantes)

Vila Foz – Porto NOVO
Cura – Lisboa NOVO
Esporão – Reguengos de Monsaraz NOVO
A Ver Tavira – Tavira NOVO
Al Sud – Lagos NOVO
100 Maneiras – Lisboa
A Cozinha – Guimarães
Antiqvvm
Bon Bon – Carvoeiro
Eleven – Lisboa
Eneko – Lisboa
Epur – Lisboa
Feitoria – Lisboa
Fifty Seconds – Lisboa
Fortaleza do Guincho – Cascais
G Pousada – Bragança
Gusto by Heinz Beck – Almancil
LAB by Sergi Arola – Sintra
Largo do Paço – Amarante
Loco – Lisboa
Mesa de Lemos – Silgueiros, Viseu
Midori – Sintra
Pedro Lemos – Porto
Vista – Portimão
Vistas – Vila Nova de Cacela
William – Funchal




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend