Um museu para petiscar na Baixa do Porto

O Museu dos Presuntos levou o conceito da Foz para a rua dos bares. José Albuquerque, que já tinha os restaurantes Galeria de Paris e Museu da Avó, inaugurou agora um dos seus negócios mais antigos da Foz na Baixa do Porto.

O Museu dos Presuntos Downtown – a casa original fechou na primavera para remodelação, mas reabrirá em breve – serve, em pratinhos, petiscos portuguesas como a alheira, o bacalhau com natas, as gambas com alho, o caldo verde, as costelinhas de porco, a francesinha, as moelas, as pataniscas e a punheta de bacalhau. A lista inclui ainda sugestões como francesinha de bacalhau, alheira vegetariana, polvo à galega e misto de carnes grelhadas (13 euros, o prato mais caro da carta).

«Na rua só havia petiscos frios e tábuas de queijos e enchidos», observa José Albuquerque, acrescentando que a exceção era o vizinho da frente, o seu Galeria de Paris, mas aí a comida que vai à mesa é «de faca e garfo». A decoração do novo Museu dos Presuntos é semelhante à dos seus outros espaços e a visita vale a pena também por isso.

Enquanto José não abre o Museu do Brinquedo, com o qual sonha há já algum tempo, é possível ver na Baixa brinquedos da meninice de várias gerações.

 

Museu dos Presuntos Downtown
Rua da Galeria de Paris, 56 (Baixa)
Tel.: 966406828
Das 19h00 às 02h00. Não encerra.
Preço médio: 6 euros