Porto: restaurante Oficina tem comida em vácuo para levar

A famosa rabanada do chef Marco Gomes, agora também disponível para take away.
O chef Marco Gomes, do restaurante Oficina, no Porto, não ficou de braços cruzados durante este ano de pandemia. Decidiu acelerar projetos que já tinha em mãos - uma distribuidora de vinhos que agora é também uma loja online, o É Vinho (e será garrafeira e wine bar), e começou a vender alguns pratos do seu restaurante Oficina em vácuo.

“Eu estou muito ligado à cozinha tradicional, mas não sou de pôr na mesa um prato de tripas”, diz o chef natural de Trás-os-Montes, explicando como conseguiu encontrar uma solução para a crise sem descaracterizar a sua assinatura, o rigor técnico e cuidado com o empratamento. “Muitos restaurantes de sushi começaram até a vender mais, mas não fazia sentido eu começar aqui a fazer sushi ou mesmo frango assado. Quem quer isso já sabe onde ir buscar”, conta.

A solução encontrada foi, assim, criar uma carta com pratos embalados em vácuo e, ao mesmo tempo, proporcionar uma experiência divertida para quem adquire a “marmita”. Os sacos são acompanhados por um rótulo com um código QR que dá acesso a um vídeo de instruções onde o próprio chef explica como finalizar o prato em casa. “São coisas simples, até porque quem compra comida fora não quer ter trabalho a cozinhar”, diz. Os clientes são convidados a partilhar imagens dos seus empratamentos no instagram do chef #marcojgomes.

A lista é vasta. Tem entradas como o ovo de foie gras com pistácio e palha de alho francês (12 euros) ou carpaccio de vitela corado com ervas finas e molho de mostarda (11 euros). Nos peixes, não falta o lombo de bacalhau com grão-de-bico, legumes e crocante de broa e cebola (21 euros). Nas carnes, destaque-se a bochecha de porco com puré de castanhas e farofa de couve portuguesa (17 euros). Um clássico da casa – a rabanada – também pode ser adquirida, em versão simples (mínimo seis unidades, 24 euros) ou na versão mais gulosa, com gelado de caramelo salgado e redução de vinho do Porto (8 euros).

Chef Marco Gomes, do restaurante Oficina na Rua Miguel Bombarda, no Porto (Cristiana Milhão/Global Imagens)

Com 24 horas de antecedência é possível encomendar cabrito transmontano assado com batatas e arroz de forno (para 8 pessoas, 150 euros) ou leitão no formo com batatas chips, laranja e salada (120 euros). A lista completa e as encomendas podem ser feitas através do site oficial do chef www.marcogomes.pt.

O chef tem ainda outros projetos na manga. Depois de ter ficado responsável pelos espaços de restauração do Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota (Palácio de Cristal), onde também vai abrir um restaurante junto ao lago, avançou com a ideia de distribuir vinhos, o que deu origem ao site É Vinho, uma loja online onde se pode adquirir vinhos de várias regiões do mundo. Em breve, a loja vai materializar-se na sala de entrada do restaurante, em forma de garrafeira e wine bar, com petiscos e vinhos a copo durante toda a tarde.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend