Porto: Picar e ‘copar’ na Cantareira

O Pisca é a mais recente novidade do bairro da Foz do Douro. Um espaço agradável e acolhedor, com uma ementa de inspiração basca e uma barra à espanhola.

Os amantes das tapas e dos petiscos têm mais um porto seguro nas margens do Douro. Chama-se Pisca e fica na Cantareira, com vista privilegiada para os barcos no Cais do Marégrafo e para a Reserva Natural do Cabedelo, do outro lado do rio. O conceito é informal e as tapas são de inspiração basca, mas adaptadas para os paladares portugueses.

Quando o espaço da antiga loja de artigos de pesca O Júlio ficou para alugar, Miguel Garrett decidiu convidar Catarina Mendes, uma das sócias do restaurante Traça, para arrancar com o Pisca. O local era o ideal. Os dois sócios vivem na zona e, uma vez que «a Baixa está um pouco saturada» e oferta naquela área não é muita, não hesitaram.

Catarina fez formação no país basco e adaptou as tapas bascas à nossa cozinha petisqueira. A carta, onde predominam os sabores do mar, está dividida entre tapas do dia, para partilhar, tártaros, mariscos, peixe, carne, vegetariano e saladas, quase sempre com possibilidade de escolher entre mini e prato.

Destacam-se o saboroso pão com presunto e cogumelos (2,50 euros), um rico e apurado tártaro de atum com base crocante (6/11 euros, mini/prato) ou uns leves e frescos calamares com limão e ali-oli de amêndoa (5/8 euros). Realçam-se ainda uma original tempura de gambas e cebola, bochecha de vaca com puré de grão de bico e lasanha de santola e ouriços. A carta de vinhos é extensa e variada, e há uma boa seleção de cocktails de gin.

Além da esplanada frontal, o piso térreo tem uma acolhedora barra à boa maneira espanhola, para picar e «copar» a qualquer hora do dia. No primeiro andar fica a sala de refeições com uma decoração simples mas cuidada, onde sobressaem os candeeiros de cobre martelado e o teto em madeira, com as vigas originais que sustentam o telhado. No Pisca podem encontrar um espaço agradável, com comida original e saborosa, onde facilmente se podem perder horas a picar e a ver os elétricos passar.

 

PISCA
Rua do Passeio Alegre, 294 (Foz do Douro)
Tel.: 931960977
Web: piscarestaurante.com
Das 12h00 às 23h00; sexta e sábado, das 12h30 às 01h00. Encerra ao domingo.
Preço médio: 20 euros