Porto: no renovado Casario há petiscos de luxo com vista para o Douro

Este "lollipop" de lula e camarão é um dos petiscos presentes na carta do Casario. (Fotografia: DR)
Depois de mais de quatro meses encerrado, o Casario reabriu e está outro. Não na sala elegante nem na esplanada virada ao rio Douro, mas na alma: o “fine dining” deu lugar a uma carta de petiscos, para saborear com a liberdade do entardecer em diante.

Por dentro e na esplanada virada ao rio Douro, em plena Ribeira do Porto, o Casario parece igual. E, desconto feito ao maior espaçamento entre as mesas, até está o mesmo restaurante que era antes de fechar as portas em março, para as reabrir em agosto. Porém, há uma diferença essencial: o “fine dining” com menus de degustação criados pela dupla Miguel Castro e Silva e José Miguel Guedes deu lugar a uma carta de petiscos para saborear a partir das 17 horas – e nas quantidades que se desejar.

“Nestas circunstâncias, tivemos que tomar decisões”, explicou o chef José Miguel Guedes, que partilha com Castro e Silva a responsabilidade por mais duas cozinhas do grupo Gran Cruz – DeCastro Gaia (na Ribeira de Gaia) e da Quinta de Ventozelo (Douro).

Deu-se assim a reviravolta que criou um ambiente mais solto e aberto à diversidade de comensais, na bela varanda que é a rua de Cimo do Muro. “Continuamos com alguns pratos de antes, mas agora as pessoas fazem o que lhes apetece”, refere José Miguel Guedes, dando conta da boa reação do público, que pode ali apreciar o entardecer partilhando um par de petiscos com classe de cozinha de autor, mas destinados a bem satisfazer, e um copo de vinho. Ou então jantar em modo de degustação, percorrendo a carta que não chega a vinte pratos (com preços dos 8 aos 12,5 euros), singelamente organizada em frios, quentes e doces.

(Fotografia: DR)

Nos primeiros, encontra por exemplo o divertido “lollipop” de lula e camarão, o fresco tártaro de peixe com abacate e leite de açafrão, o carpaccio de novilho com queijo da ilha e rebentos de rúcula ou o lírio curado, com escabeche de legumes e creme de aipo com avelã – que era uma estrelas do menu de degustação.

Também o era o bacalhau como à Gomes de Sá, o cremoso arroz de robalo com açafrão e limão e o polvo & agrião da lista de pratos quentes, quem tem também porco bísaro e o novilho nas carnes. Nas sobremesas, há cinco doces baseados em sabores conhecidos com um toque especial. Escolher um prato de cada (quente, frio e doce) é garantia de um jantar bem reconfortante, com uma paisagem onde é sempre um prazer regressar.

Menu para experimentar
Por 34 euros, pode seguir a sugestão do chef e fazer uma refeição com uma seleção de três pratos e um doce. Nos vinhos, pode (e deve) seguir também as sugestões da equipa de sala.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend