Porto: Marisco fresco, cocktails e house no novo Nix Invicta

Marisco, cocktails, champanhe, pista de dança. O Nix chegou à Invicta em versão dois-em-um, pensado ao pormenor e com muitas surpresas que estão ainda para vir.

«Só trabalhamos com marisco vivo, que vamos buscar todos os dias e cozinhamos aqui.» É esse o compromisso assumido por Márcio Afonso, proprietário do Nix Invicta, uma espécie híbrida entre marisqueira e bar que em fevereiro chegou a uma das zonas mais boémias da cidade – fica na esquina da Rua Cândido dos Reis com a de Santa Teresa, e em breve terá também entrada pela Rua das Galerias de Paris, mas já lá vamos.

Além da qualidade da matéria-prima, outra garantia: ao escolher um dos generosos mistos de marisco que compõem a carta, o cliente delicia-se não só com o festim mas também com o espetáculo visual em que chega à mesa, envolto em névoas. Desmistifiquemos: o contacto de gelo seco com água quente cria a exalação de vapor de água, que envolve o marisco numa espécie de neblina.

A especialidade da casa são os mistos, «que permitem ao cliente provar mais variedade de marisco», explica Márcio. Mas na ementa também constam o arroz de lavagante, a lagosta cozida, a açorda de marisco. «Como trabalhamos com produtos do dia, pode acontecer de por vezes não termos algum prato disponível», lembra ainda o proprietário.

Para quem não for grande apreciador de marisco há sempre pratos de carne e peixe fresco, principalmente grelhados, com bacalhau à lagareiro e à Zé do pipo a completar o menu. No espaço de uma semana, está prevista a entrada em carta de partos vegetarianos e sem glúten.

«No Nix Wonderland vamos ter uma réplica do portão da Alice e um gramofone antigo na cabine do DJ»

O Nix Invicta não é o primeiro de seu nome. É, aliás, o terceiro bar do grupo Bar da Praia, parte de um negócio familiar que não é desconhecido a quem costuma andar pela Póvoa de Varzim. «O grupo Bar da Praia é dos meus pais, que inclui ainda o restaurante Maresco e o Nix Póvoa de Varzim», explica Márcio.

Na estreia da marca no Porto, decidiu pegar no conceito do restaurante dos pais sem se afastar dos elementos que constroem a identidade do bar: música house, tons dourados, ambiente elegante e a parceria com a Möet & Chandon. A nova casa Nix é embaixada da marca francesa e a parede forrada a garrafas não deixa dúvidas sobre qual é o protagonista da carta de bebidas, que inclui um cocktail exclusivo com o dito champanhe como base.

No bar, o gelo seco continua a ser um ingrediente-chave, na apresentação visual dos cocktails que fumegam e borbulham, como caldeirões num filme de fantasia, um presságio do que Márcio está a preparar para um futuro próximo.

Pouco antes das doze badaladas já o espaço se transformou de sala de jantar em pista de dança, mas sem magia à mistura. Há mesas que descem, outras que dobram e se escondem, numa transição quase impercetível aos clientes que prolongam o jantar e a conversa e que podem agora continuar o serão ao som dos anos 1980, 90 e house comercial.

Completamente dedicada ao house será a nova sala, sob a temática da fantasia, que Márcio acredita estar pronta até ao início do verão, com entrada principal pela Rua das Galerias de Paris e inspirada em Alice no País das Maravilhas e no festival de música eletrónica Tomorrowland.

«No Nix Wonderland vamos ter uma réplica do portão da Alice e um gramofone antigo na cabine do DJ», confidencia o proprietário. O resto, para já, deixa-se à fértil imaginação de cada um, que entretanto pode continuar a apreciar o marisco, os cocktails e a pista de dança do Nix Invicta.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Neste restaurante vê-se a cerveja crescer da moagem até ao copo
Há novas cervejas no Porto: chegou o Dragão Dourado
Sabor a mar com rio à vista no novo restaurante do Porto




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend