Porto: Este é o novo café kid-friendly da cidade

Fora do rebuliço da Baixa do Porto abriu uma cafetaria com doces e salgados, livros e peluches, e brunch aos sábados. Um café pensado para toda a família, e com um cantinho especial para os mais pequenos.

Bolinhos caseiros, empadas, sumos naturais e outros petiscos preenchem a ementa no quadro de ardósia que está atrás do balcão. Em cada canto e nas várias mesas, diferentes espécies de cactos, verdadeiros e de peluche, pincelam de verde o espaço, que faz jus ao nome. Cactos & Ementas é a nova cafetaria do Porto, a dois passos da estação de metro Carolina Michaelis, onde todos são bem-vindos – especialmente as crianças.

«Queria que fosse um espaço onde há bolo de chocolate para a mãe e brinquedos para os miúdos, onde a mãe pode vir tomar um chá com as amigas sem o filho se aborrecer», explica Lia Fernandes, proprietária e cozinheira.
Lia é de Braga, mas esteve nove anos em França, onde trabalhou numa creche e tirou o curso de cozinha tradicional francesa. Há cinco meses decidiu voltar para o Porto, onde já tinha vivido, e juntar os frutos das duas experiências. «Sentia que havia falta de um espaço assim, que também tivesse comida adaptada para as crianças», conta Lia.

Na pequena sala luminosa há espaço para cadeiras coloridas, um confortável sofá e ainda um cantinho acolhedor com brinquedos e livros para ler ou colorir, «para que as crianças estejam sempre contentes». Para os adultos também há livros a consultar, nomeadamente de culinária, para aguçar o apetite antes de uma fatia de cheesecake, tarte de amêndoa ou uma tosta de presunto, queijo manchego e tomate.

 (Pedro Kirilos / Global Imagens)

No Cactos & Ementas tanto se pode comer uma tosta de presunto, queijo manchego e tomate, como um bolo caseiro

Ao almoço há sempre dois pratos do dia (4,50 euros), um tradicional, como o novilho estufado com ervilhas, e outro vegetariano, cada vez mais popular, de que é exemplo a tarte de legumes grelhados com salada de grão-de-bico.

O sábado é dia de brunch, para miúdos (5 euros) e graúdos (9,50 euros). Para os pais chegam à mesa, entre outras especialidades, ovos assados no forno – com bacon, natas e queijo -, torradas e iogurte com muesli e fruta. As doses e a variedade são adaptadas aos petizes, que têm direito a sanduíches em pão sem côdea, cortadas em triângulos, cenourinhas, tomate-cereja e claro, sobremesa à escolha.

Lia quer ainda começar a organizar atividades regulares aos sábados de manhã, à semelhança do workshop de cerâmica para crianças que já ali aconteceu – e que, recorda, «foi um sucesso». O objetivo é promover o contacto entre as crianças e ser um ponto de encontro para todos os que queiram passar um bom momento, com comida caseira a acompanhar e a sensação de ainda estar em casa.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

É aqui que se «come a melhor francesinha do Porto»
Porto: Abriu um novo espaço de cachorros quentes na Foz
Turismo Equestre: Dormir e passear a cavalo em Ponte de Lima




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend