Porto: aqui há petiscos delicados 24 horas por dia

Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens
O chef André Silva voltou às origens para ensaiar, neste gastrobar de cozinha de autor, um projeto gastronómico de maior envergadura.

É um bar com uma carta de petiscos luxuosos dentro do Porto Palácio Hotel, mas pode-se ir ali comer e beber com alguma expectativa. Afinal, o The Hub é o lugar onde o chef André Silva (que deixou no seu rasto uma estrela Michelin em Amarante) está a experimentar um projeto de envergadura: a abertura de um restaurante gastronómico no topo do edifício, no próximo ano.

Enquanto prepara esse desafio, o chef vai criando receitas para o The Hub, que se assume como um “laboratório gastronómico de cozinha contemporânea” – e que, neste caso, lucra com a experiência acumulada do seu criativo principal. André Silva, que é natural de Ermesinde, assinala o regresso a casa com este gastrobar aberto ao público 24 horas por dia, decorado ao estilo art déco e cheio de conforto, no piso térreo do hotel de cinco estrelas.

Fá-lo depois de ter liderado a cozinha do restaurante Casa da Calçada, em Amarante (e de ter mantido a estrela Michelin no seu mandato) e de se ter lançado, em nome próprio, num espaço de cozinha regional de autor, em Bragança – o Porta [ler entrevista].

A carta equilibra sazonalidade, com algumas paixões do chef e ainda uma boa dose de surpresa. “É uma carta descontraída, que vai mudar duas ou três vezes por ano, e a experiência fala por si”, declara André Silva. De facto, o desfile de cores e texturas dos pratos é já uma degustação visual, principalmente na secção “Tubo de Ensaio”, que conta com pratos como o carabineiro, abóbora, citrinos e ouriço do mar ou com o salmão e as suas ovas, rábano, algas e misto de germinados.

Nessa secção, parte-se de protagonistas como o cachaço de porco preto, as lulas, a raia ou ainda o tofu para criar pratos de sabores delicados e desafiadores – e, sempre, a parecer pinturas no prato. Mas há ainda a secção de conforto, “os de sempre”, onde se encontra francesinha, prego em bolo do caco, hambúrguer Angus e ainda enchidos de porco preto e queijos. A garrafeira, de vinhos portugueses servidos a copo e cervejas artesanais, é companhia competente.

The Hub
Porto Palácio Hotel, Av. da Boavista, 1269 (Boavista)
Não encerra.
Preço médio: 30 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend