Porto: a gelataria Neveiros tem nova casa, com os sabores da infância

Há gelados em formato de bola, cone, picolé ou sanduíche. (Fotografia de Artur Machado/GI)
Na gelataria artesanal criada pela lisboeta Alda Freiria há sabores novos para as estações mais frias, ao lado de clássicos com mais de 70 anos.

Alda Freiria começou a vender gelados ao postigo, no portão de uma garagem e nas ruas mais vivas do Porto através de um carrinho de alumínio com salmoura para conservar a doçura. Uma réplica deste símbolo da Neveiros decora agora a montra da loja na rua Formosa, para onde se mudou, vinda da rua da Alegria.

A alteração veio “entregar a Neveiros à cidade”, diz Telma Reis, gestora da marca. Conta também que há clientes que vêm pelos sabores que provaram em criança com os pais ou avós e que passam agora a tradição aos filhos. A opinião é que os primeiros gelados da marca (caramelo, chocolate, morango) continuam iguais.

Hoje, há opções para mais gostos: coco, limão, pistácio e outros mais fora da caixa, como o de alecrim, champanhe, vinho do Porto e queijo da serra. Podem experimentar-se no copo ou em cone e também levar para casa numa caixa de material orgânico. Com o verão cada vez mais distante, as sugestões para outono e inverno são a noz, a canela, o figo e o dióspiro.

Os bolos gelados.
(Fotografia de Artur Machado/GI)

A oferta passa igualmente pelos picolés de sabores variados e pelas sanduíches de bolacha, com possibilidade de escolha entre morango com cobertura de chocolate-malagueta, chocolate com cobertura de amendoim torrado ou stracciatella.

O bolo gelado, outra especialidade da Neveiros, é feito com camadas de gelado separadas com chantilly. Há receitas próprias da marca, mas também se pode personalizar, encomendando com antecedência. Qualquer um é recomendação para a época natalícia, mas a festividade ganha uma versão especial com uma cookie na forma de árvore de Natal.

Os anos passaram, mas as receitas e o modo de produção da gelataria mantêm-se. Os produtos nacionais têm primazia e o gelado é 100% fruta. A novidade na nova casa na rua Formosa passa mesmo pela introdução de visitas à fábrica, no terceiro piso da loja, com contextualização história, explicação do processo e prova do gelado acabado de fazer. É feita para um mínimo de duas pessoas, em família e em grupos a partir de cinco e com um máximo de dez membros.

Compõem ainda a carta da Neveiros os parfaits Douro (com gelado de canela, vinho do Porto, bolacha e chantilly) ou Neveiros (gelado de Maria framboesa, bolacha, chantilly e couli. Também não faltam o mais outonal chocolate quente e os crepes, waffles e brownies, feitos ao gosto de cada um.

As novas instalações da Neveiros. (Fotografia de Artur Machado/GI)


Neveiros
Rua Formosa, 285, Porto (Baixa)
Tel.: 937 085 980.
Das 10h às 19h. Não encerra.
Preços: uma bola, 3 euros; duas bolas, 4,50 euros; três bolas, 5,50 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend