A Casa Guedes inaugurou esta terça-feira um novo espaço. Mantém o original na esquina da Praça dos Poveiros com o Passeio de São Lázaro, mas agora, naquela praça, ocupa um edifício inteiro, que inclui duas esplanadas e tem novidades no cardápio.
César Correia, um dos dois irmãos proprietários do restaurante conhecido pelas suas sandes de pernil, explica que se sentiu “obrigado a comprar este edifício”, porque a casa-mãe estava em risco de fechar. Todo o processo até abrir a nova casa durou quatro anos. Entretanto, os clientes, explica, “começaram a chorar porque não queriam perder a casa original”, explorada pelos dois irmãos de Baião, desde 1987. Assim, decidiram também comprar a casa-mãe, que no ano passado tinha ficado protegida pelo programa da Câmara Municipal “Porto de Tradição”.
Nas novidades no cardápio, há uma nova sandes – de pernil com abacaxi – e vários pratos quentes, como picanha à brasileira, peito de frango com molho de mostarda e arroz de frutos secos, coxa de pato confitada com mel, laranja e hortelã, arroz de polvo ou bacalhau à Zé do Pipo. Também se inclui agora propostas vegetarianas como tofu à Zé do Pipo e várias saladas. Mas o orgulho de César, que inspirado nos paladares de Baião criou a receita inigualável do pernil e do molho, é mesmo a combinação com abacaxi. “Eu já há vários anos que andava a pensar nisto, mas na casa original não tínhamos condições, por causa do espaço”, conta.
Também era pouco espaço para a quantidade de clientes que todos os dias faziam fila à espera de vez. O novo restaurante tem 200 lugares, que assim se juntam aos 70 (a contar com a esplanada) da casa-mãe. Mas César não sabe se, ainda assim, será suficiente: “as pessoas gostam tanto disto que duas casas vai ser pouco”.
Longitude : -8.604107399999975
Leia também:
Está a chegar mais um festival de francesinhas à Baixa do Porto
6 planos para aproveitar o fim de semana no Grande Porto
Petiscar: 7 tascas no Porto onde se come bem e barato