Portal da Sidra é lançado com menu especial no Endovélico

Restaurante e sidraria Endovélico, no Porto. (André Rolo / Global Imagens)
Com dois jantares especiais - hoje e amanhã - o restaurante Celta Endovélico, no Porto, celebra o lançamento do novo espaço virtual onde se pode aprender, trocar informações e comprar sidras de todo o mundo.

Jaime Filipe Barros e Maria José Valente abriram o restaurante celta Endovélico, no Porto, em 2014, já pensando ter as sidras como elemento essencial do espaço. Até porque não haverá bebida “mais associada ao imaginário celta do que a esta”, diz Maria José em conversa com a Evasões.

Começaram devagar, com a bretã Kerné, que consideram já a “sidra da casa”, e foram alargando as referências disponibilizando agora mais de 40, de vários países. Não falta aqui a chamada sidra natural asturiana. “Os asturianos foram os primeiros a certificar a região e as maçãs. Agora já existem outras, como a Bretanha e na Normandia”. A grande diferença entre estas é que os bretões e os normandos produzem a sidra pelo o método champanhês (o método clássico com que se fazem os vinhos espumantes), enquanto os asturianos fazem a sidra natural: “é vinho de maçã puro e duro, sem filtragem, sem dupla fermentação, sem gás”, explica Jaime.

Ao servir, é tradição asturiana escancear a bebida, verter a bebida com a garrafa bem afastada do copo, que de resto é enchido até dois ou três dedos. A sidra deve ser bebida de uma só vez. Este ritual vistoso acontece nas sidrerias asturianas mas não no Endovélico. Escancear é uma arte e é preciso formação para saber fazê-lo. Mas a sidra natural é aqui escanceada com um escanceador elétrico que trouxeram das Astúrias. Além desta variedade, têm também disponíveis as sidras de “nova expressão”, sidras já filtradas, mais gastronómicas. Mas há mais – sidra de gelo, sidra de fogo, aguardente de sidra, entre outras propostas.

Maria José Valente e Jaime Barros, do Celta Endovélico, criaram o Portal da Sidra (Fotografia de André Rolo/Global Imagens)

Para o lançamento do portal que ambos criaram nos últimos meses e que “é uma porta de entrada para o mundo da sidra”, refere Jaime, realizam-se duas noites especiais com o menu Wassail, à base de tapas com sidra. Veado com sidra, o Lancelot – pedaços de vitela com sidra, maçã e mostarda, queijo de sidra asturiano, alheira de caça com puré de maçã e sidra, salmão fumado na casa com pérolas de vinagre balsâmico de sidra e alho negro ou batatas de Westeros com maionese de sidra são algumas das propostas do chef Artur Rodrigues.

A plataforma tem uma loja online, uma newsletter e um blogue onde estarão disponíveis opiniões de críticos conceituados e de produtores, com quem Maria José e Jaime querem ter uma “forte conexão”. Sugestão de pairings e de produtos gastronómicos ligados à sidra, bem como a venda de equipamento para quem quer produzir a bebida também irão estar disponíveis no portal.

Portal da Sidra: www.portaldasidra.pt

Jantares entre as 19h e as 22h30
Reservas: 962002820

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend