Ponta Delgada: No Terra Verde Tea House celebra-se o chá dos Açores

Na Terra Verde - Tea House celebra-se o chá dos Açores. (Fotografia: Nuno Gomes/GI)
O chá dos Açores, produzido ali mesmo em São Miguel, é o protagonista desta nova casa de chá na capital do arquipélago. Mas há muito mais chás de todo o Mundo para beber, com bolos caseiros (alguns feitos com chá) ou ainda a acompanhar um almoço ligeiro e, aos sábados, um brunch.

O chá produzido ali mesmo na ilha de São Miguel é a estrela da muito apropriadamente chamada Terra Verde Tea House, em Ponta Delgada. São intensamente verdes as colinas onde crescem as plantas do chá micaelense, que ganhou um lugar de charme para degustação, graças a dois amigos de infância, Paula do Canto e Jorge Filipe.

A decoração em tons claros, a evocar os tons das hortênsias, cria um ambiente tranquilo e doce, onde encaixam com naturalidade os bules e as chávenas e os bolos de Paula – alguns deles, com sabor a chá. Ela era a “Pasteleira aos 40”, um rótulo que traduziu uma mudança de vida e tinha uma casa de chá na Ribeira Grande até se mudar para Ponta Delgada, em sociedade com Jorge.

Juntos, estudaram a fundo o chá. “Chegamos a ter 40 fábricas de chá nos Açores, nos anos de 1920/30, que foi o auge da produção. Depois o imposto ao chá fez as fábricas declinar”, explica Jorge. A Terra Verde nasceu no antigo escritório da fábrica de chá da família Faria Maia, que fechou atividade. A carta com cerca de 30 chás (e uma tisana do dia), é também uma brochura com a história do chá dos Açores.

Está sempre a mudar para incluir novidades como o chá branco açoriano e, agora que se caminha para o inverno, chás com especiarias. Na vitrina do balcão, podem-se escolher bolos e bolachas do dia, como bolo de ananás, de chocolate ou de pistácio,crumble de maçã, almendrados e macarons. Há também refeições ligeiras ao almoço e brunch ao sábado nesta casa que pretende ser “um ponto de encontro”, diz Jorge.

Brunch ao sábado
Bolo levedo, ovos benedict, iogurte grego feito nos açores com fruta e granola, tábua de queijos e enchidos são alguns dos elementos do brunch dos sábados, que se serve das 11h às 15h. Para beber, além de chá, há cervejas regionais.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend