Pizas de um campeão e novos hambúrgueres em duas casas de Ponte da Barca

Pizas de um campeão e novos hambúrgueres em duas casas de Ponte da Barca
Pizzeria Di Nando. (Foto: Rui Manuel Fonseca/GI)
Em Ponte da Barca, há novidades para provar na Pizzeria Di Nando, liderada pelo premiado pizzaiolo Fernando Almeida, e uma nova hamburgueria para conhecer junto à margem do rio Lima, a Giradiscos, que homenageia a década de 1950.

Novos hambúrgueres junto ao rio

Giradiscos é a nova hamburgueria de Ponte da Barca, numa homenagem aos diners americanos e à década de 1950. Na margem do Rio Lima, servem-se hambúrgueres de carne angus, cachorros e gelados caseiros, entre imagens de Presley e Monroe.

A nova hamburgueria Giradiscos. (Fotos: Rui Manuel Fonseca/GI)

Pelas paredes, há fotografias de Elvis Presley e Marilyn Monroe, anúncios de publicidade e posters de clássicos de cinema como “Singin’ in the Rain”, que nos transportam para a década de 1950. O novo restaurante de Ponte da Barca é uma clara homenagem aos típicos “diners” americanos, para “trazer algo diferente à vila e oferecer algo que ainda não existia”, explica Vera Bettencourt, dona do Giradiscos, vizinho do Vai à Fava, o restaurante vizinho aberto há sete anos.

Giradiscos fica no centro de Ponte da Barca, junto à margem do rio Lima.

O espaço, com dois pisos, é uma homenagem aos diners americanos e à década de 1950.

No espaço com dois pisos, onde funcionou em tempos um conhecido bar de música ao vivo, o som é agora outro: servem-se cinco variedades de hambúrguer, todos com carne angus e um vegetariano. O mais clássico é o The Great Pretender, com queijo, bacon, alface e batata palito e o Rock Around The Clock pisca o olho à francesinha, levando linguíça, ovo, quejo, alface e cebola caramelizada, podendo adicionar-se o tradicional molho da sande portuense. Há ainda cachorro quente, asinhas de frango e salada com tiras de frango grelhadas, alface, feta e passas. As opções escolhem-se numa carta impressa num vinyl e todas têm nomes de músicas da década de 1950, com Código QR que permite ligação ao respetivo tema no YouTube, para inspirar e entrar no espírito, no interior ou na esplanada junto ao Rio Lima. Depois, o caminho segue mais doce, entre o bolo de chocolate, panquecas e gelados.

A decoração nostálgica do Giradiscos.

No restaurante há hambúrgueres, saladas, cachorros e asinhas de frango.

“Sempre quis ter uma hamburgueria. Toda a gente gosta de hambúrgueres”, explica a dona, moçambicana que chegou a treinar equipas de futsal femininas e masculinas em Lisboa, antes de se fixar em terras barquenses, onde preside a Associação Desportiva de Ponte da Barca. A partir de 14 de maio, reabre o seu Vai à Fava, onde servirá petiscos como crepes de sardinha, folhados de alheira com maçã, bife de atum, caril de camarão ou bacalhau no forno.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 


As pizas de um campeão nacional

Há meia década que Fernando Almeida serve pizas napolitanas, leves e fofas, no seu Di Nando, em Ponte da Barca. Um percurso que já lhe valeu prémios cá e lá fora, na cozinha e no desporto.

A Pizzeria Di Nando abriu há meia década. (Fotografias: Rui Manuel Fonseca/GI)

Já levou o primeiro prémio entre os pizzaiolos portugueses no Campeonato Mundial de Piza em Parma e venceu também o prémio para Piza Mais Bela no II Campeonato Português de Piza. Estes e outros triunfos decoram as paredes do Di Nando, com certificados e placas congratulatórias. Aos 39 anos, é neste restaurante aberto há meia década que Fernando Almeida – lisboeta e agora barquense de adoção – expressa a sua paixão pela piza napolitana, com massa alta e fofa e uma côdea arejada. A massa chega a fermentar 36 horas, tornando-as suaves e de fácil digestão.

Fernando Almeida é o responsável pelo espaço.

Há três centenas de pizas no Di Nando.

Entre as três centenas de pizas de três tamanhos diferentes, que casam ingredientes DOP italianos e os frescos locais, há combinações para todos. Casos das premiadas Bella (tomate, mozarela, curgete, beringela assada, espinafres, ricota, parmesão) e Suprema Di Salmone (tomate, mozarela fresca, rúcula, mozarela fumada, tomate-cereja, ovas, salmão), numa carta onde cabem lasanhas à bolonhesa, canelones de ricota e espinafres, o pão de alho e a focaccia de rosmaninho caseiros ou a pizette, os pãezinhos de piza frita que vão reforçar a carta. Mais recentemente chegaram os donuts com massa de piza e cobertura de chocolate e as bolas de Berlim sem creme.

Entre as novidades do Di Nando estão os coloridos donuts com massa de piza.

Numa noite forte, já chegou a servir 130 pizas, entre as mesas do restaurante e o serviço de takeaway, que concilia com a entrega própria num raio de cinco quilómetros. Mais confiança e experiente do que nunca, Fernando Almeida tem vontade de voltar às competições. “Quero ser sempre o melhor que posso ser”, explica o dono, que chegou a ser atleta de alta competição e campeão nacional na corrida de 800 metros. Uma lesão no pé trocou-lhe as voltas, mas as pizas que faz hoje compensam o episódio.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend