Piza com sushi? Sim, na pizaria A Sangria, em Leiria

Piza com sushi é a nova especialidade da pizaria A Sangria, em Leiria. (Fotografia: DR)
A celebrar 30 anos, a pizaria A Sangria, aproveitou o confinamento para se reinventar e, em parceria com o chef Paulo Serrano, lançou uma piza com sushi. A especialidade não leva molho de tomate nem queijo. A base vai a cozer ao forno e só depois é terminada com pedaços de salmão ou atum cru.

Pode soar a blasfémia para alguns ou a uma combinação de sonho para outros. De uma maneira ou de outra, a invenção é resultado de três décadas de experiência da família Maldonado na arte de fazer pizas e de uma longa carreira na cozinha asiática do chef Paulo Serrano (My Sushi by Paulo Serrano e Supper Stars). “Neste confinamento não foi fácil e tivemos de nos adaptar. O meu irmão já conhecia o trabalho do chef Paulo e pensámos «porque não experimentar uma fusão?»”, explica Gina Maldonado, que ao lado do irmão Micael, comanda os destinos do negócio que os pais abriram há 30 anos. Na altura, A Sangria foi uma das primeiras pizarias a abrir no concelho de Leiria, diz a proprietária.

Foi, aliás, a propósito do aniversário do estabelecimento, no início de março, que lançaram a nova piza Sushi. A especialidade já se revelou um sucesso e veio complementar o menu de sushi, preparado ali na pizaria pelo chef Paulo Serrano todas as quintas-feiras, e que mediante reserva também está disponível ao sábado. Este novo prato de fusão, cuja preparação do peixe está também a cargo do sushiman, depende da disponibilidade de pescado fresco, por isso, além de quinta-feira, dia de sushi, convém perguntar se há.

 

Ao contrário do que é habitual, a piza Sushi não leva molho de tomate nem queijo. A massa da base vai a cozer ao forno pincelada com azeite e só depois é coberta com os restantes ingredientes frescos: salmão e maionese japonesa, ou atum e molho teriyaki, e ainda rúcula, cebola e alcaparras. Quem quiser pode optar por uma mistura dos dois peixes, fatiados finamente.

O prato vem juntar-se à lista de especialidades da casa, que além das pizas – destaque para a transmontana, de alheira, uma das favoritas – é também afamada pelas massas gratinadas.

Enquanto não for permitido voltar a abrir portas, as pizas, massas, sushi e este novo prato de fusão estão disponíveis para take-away ou entregas ao domicílio, asseguradas pela empresa Alice dos Recados, num raio de até 10 quilómetros.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend