Pica-Pau: cozinha portuguesa sem invenções no Príncipe Real, em Lisboa

Açorda de gambas, um dos pratos que se pode pedir do menu do Pica-Pau. (Fotografia: DR)
No novo restaurante Pica-Pau, no Príncipe Real, o chef Luís Gaspar dedica-se à gastronomia tradicional portuguesa, da forma mais original possível.

Guardanapos de pano com padrão em xadrez, loiças de barro, tachos de cobre e um couvert que põe na mesa uma bolinha de Mafra com molho de pica-pau, azeitonas e manteiga dos Açores: o Pica-Pau, novo restaurante do grupo Plateform no Príncipe Real, diz logo ao que vai, sem rodeios. Aqui, o chef Luís Gaspar foca-se numa abordagem respeitadora do receituário tradicional português, sem lugar para reinvenções.

No espaço do antigo restaurante Pesca, o também chef do Sala de Corte – templo para carnívoros no Cais do Sodré – assina uma carta relativamente curta, onde, à semelhança de qualquer restaurante tradicional, há uma série de pratos do dia fixos. Segunda-feira é dia de açorda de gambas, terça de mão de vaca com grão, à quarta há filetes de pescada com arroz de tomate e à quinta há cozido, por exemplo.

Numa altura em que surgem cada vez mais restaurantes de todo o tipo de cozinhas menos a portuguesa, em Lisboa pelo menos, regressar às origens nacionais pode ser mais difícil do que aparenta. Por isso, no trabalho de preparação das receitas o chef socorreu-se do conhecimento do gastrónomo Virgílio Gomes e de dois livros basilares, como o “Cozinha Tradicional Portuguesa”, de Maria de Lourdes Modesto.

À mesa, o verbo petiscar é conjugado, por exemplo, com presunto de porco, queijo de Nisa, saladinha de polvo, pastéis de bacalhau, rissóis de leitão e, claro, pica-pau. Nos principais há um marcante bacalhau à brás e um polvo à lagareiro com batata a murro, cebolada de pimentos e broa frita, inspirado na receita da avó do chef. As sobremesas são ditas pela equipa de sala, enquanto se ouve música portuguesa.

 

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua da Escola Politécnica, 27 (Príncipe Real), Lisboa
Telefone
212698509
Horário
De segunda a quinta, das 12h às 16h e das 19h às 24h. Sexta e sábado, das 12h às 01h. Domingo, até às 24h.
Custo
(€€) Preço médio: 20 euros.


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend