Peixe em Lisboa: 10 dias de cozinha para as crianças

Peixe em Lisboa: 10 dias de cozinha para as crianças
A 30 de março arranca a 10.ª edição do Peixe em Lisboa, no Pavilhão Carlos Lopes, onde os mais novos vão ter um espaço dedicado a si: uma cozinha. Preparar lanches nutritivos e cozinhar pratos simples fazem parte do desafio.

Se o peixe tem espinhas, a cozinha vai deixar de a ter na próxima quinta-feira. O renovado Pavilhão Carlos Lopes recebe o seu primeiro evento oficial, o Peixe em Lisboa, que este ano aposta também em atividades para crianças. A par dos vários espaços de consagrados restaurantes nacionais ali presentes, onde vai ser possível almoçar e jantar pratos de marisco e peixe, de concursos de pastel de nata ou pataniscas e das sessões de cozinha com chefs, haverá workshops para os mais pequenos.

É na cozinha pedagógica do Petit Chef que se vai poder encontrar, durante os 10 dias do evento, a chef Joana Byscaia, a responsável por estas aulas que têm como estrelas principais o peixe e o marisco, claro. «A introdução desta temática no Peixe em Lisboa tem como principal objetivo alertar os mais novos para os bons hábitos alimentares, uma vez que Portugal tem cerca de 30% das crianças com sobrepeso e mais de 10% obesas», explica Diogo Marques, diretor geral da Dot Global, a produtora do evento.

Em termos práticos, a cozinha do Petit Chef irá funcionar com seis sessões diárias (12h30 às 14h00 e a partir das 19h00) durante a semana e dez aos fins de semana. Cada workshop terá a duração de 30 minutos, onde grupos dos 6 aos 14 anos irão aprender, não só a cozinhar ingredientes simples, como a refletir sobre regras de higiene e nutrição.

Se à tarde os inscritos poderão preparar lanches multinutritivos, durante a noite Joana Byscaia vai ensinar aos pequenos chefs como fazer mini hambúrgueres de salmão, que no fim poderão provar. A inscrição prévia pode ser feita por e-mail ou no local e, depois é aparecer à hora marcada com apetite – para comer e cozinhar.