Peixe-aranha é estrela de fim de semana gastronómico em Esmoriz

Dez restaurantes vão confecionar peixe-aranha no fim de semana em Esmoriz. (Fotografia: DR)
Antiga iguaria da comunidade piscatória salta para o prato a 8 e 9 de agosto em 10 restaurantes junto ao mar. As entradas, ao almoço e ao jantar, são oferta da casa.

É uma velha tradição que se reaviva com um toque de modernidade. Em tempos que já lá vão, o peixe-aranha matava a fome a famílias pobres da comunidade piscatória de Esmoriz, que vivia do que o mar trazia e que morava em modestos palheiros de madeira. A 8 e 9 de agosto, o peixe é o anfitrião de um fim de semana de degustação servido em entradas. Cozido ou frito, assado ou grelhado, em açorda ou em caldeirada. O aperitivo é gratuito.

Está tudo orientado. A companha da arte xávega do Buçaquinho dá o peixe- aranha que apanha no arrasto, na praia de Cortegaça, à Associação de Amigos da Praia Velha de Esmoriz que, por sua vez, oferece a pescaria aos 10 restaurantes disponíveis para amanhar e cozinhar a iguaria. As entradas são oferta da casa. No caso de o peixe entrar em pratos principais, o preço é definido por cada restaurante.

(Fotografia: DR)

É uma forma de recuperar uma tradição, relembrar a importância da arte xávega no crescimento e desenvolvimento da cidade, vincar a gastronomia ligada ao mar, e uma maneira de esclarecer dúvidas. “Há quem pense que é
apenas um peixe que pica e que causa muita dor e que não é comestível, e isso é uma ideia errada”, refere Vera Carapuço, presidente da Associação de Amigos da Praia Velha de Esmoriz. É um peixe que pica, sim, mas é também, garante, um peixe “muito saboroso” ao paladar.

É esguio e castanho por fora, branco por dentro e sem muitas espinhas, normalmente não ultrapassa os 17 centímetros de comprimento. A associação tem divulgado, nas redes sociais, as características do peixe que se esconde na areia, a poucos centímetros de profundidade, que tem uma barbatana negra com três espinhos venenosos no dorso e que, por vezes, pica quem passa. E explica também como tratar a picada. “Os peixes-aranhas não servem só para nos picarem os pés. Também servem para comer. E até são saborosos. Por exemplo, são muito usados em receitas de culinária algarvia como caldeiradas ou fritadas, juntamente com outros tipos de peixes”, garante a associação.

(Fotografia: DR)

Quem já provou pode repetir, quem nunca o fez pode experimentar em 10 restaurantes de Esmoriz: A Grelha, Casa Vitó, Choquinhos, Linha de Sabores, O Barco, O Luciano, Petiscos e Companhia, Petisqueira Kika, Praia Velha e
Taberna do Paulinho.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend