Paredes de Coura serve pratos de aconchego neste fim de semana

Comida de aconchego em Paredes de Coura. Fotografia: DR
No sábado e no domingo que se avizinham, nove restaurantes do município de Paredes de Coura põem na mesa pratos aconchegantes, como favas com chouriço de bísaro, dobrada com feijão branco ou risoto de camarão com ervilhas. «O inverno está servido» neste concelho no coração do Alto Minho.

Para contrariar o frio, no próximo fim de semana, propõe-se secretos de porco preto com legumes e batatas a murro, pernil de porco com paté de grão-de-bico, salada de lentilhas com pernil fumado, lombelos de porco com molho de cogumelos, crocante de frango com arroz malandrinho, lentilhas com carne, bacalhau com grão e feijoada à transmontana, entre outras delícias.

Albergaria, Barbaças, Bouça, Casa do Frei, Forno do Minho, Furão, Miquelina, Mouras e Xisto são os restaurantes que aderiram a este fim de semana gastronómico, que proporciona «iguarias quase esquecidas e novas abordagens gastronómicas em torno dos sabores de inverno», segundo informações do município.

Todos os restaurantes que participam no evento disponibilizam também opções vegetarianas, e ainda sobremesas como mousse de chia, tarte de feijão, rabanadas com sementes, leite creme ou tarte de maçã e amêndoa.

«O inverno está servido» não é a única razão para visitar Paredes de Coura neste fim de semana: no sábado, decorre a Feira de Troca de Sementes, no Museu Regional, que estimula o convívio entre pessoas que valorizam as sementes e as plantas locais, contribuindo para a sua conservação, atendendo ao risco de extinção que enfrentam, devido à concorrência de variedades híbridas e transgénicas.

No domingo, às 17h00, na Caixa da Música, há ainda ensaio da Escola do Rock aberto ao público em geral. E vários outros sítios para visitar, como o Museu Municipal, a Loja Rural, no centro da vila, que vende produtos locais, ou a Caixa de Brinquedos, um espaço dedicado às construções Lego. Diversão garantida para crianças e adultos.

Leia também:

Um roteiro pela água que move Paredes de Coura
A época da lampreia chegou ao Vale do Minho
Melgaço: O lado selvagem que esconde o Alto Minho

 

 

 

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend