Vera Lopes não tem mãos a medir entre a cozinha e o balcão desta pastelaria aberta em Benfica, em 2015. «Temos sempre o forno ligado. A nossa vertente é ter sempre croissants quentes, com fornadas de 10 unidades de cada vez», explica a sócia da Pão de Chocolate, consultora de moda e que estava a viver em Londres até decidir voltar para Portugal e montar o projeto em conjunto com a Raquel, Miguel Teixeira e Diogo Branco.
Miguel Teixeira, o pasteleiro de serviço, chega à pastelaria ainda de madrugada para ligar o forno e começar a fazer os croissants. «O segredo do croissant francês está na manteiga e nas voltas que se dá ao folhado. Apesar de termos fabrico próprio, como gostamos de usar os produtos de qualidade, contratamos uma empresa francesa que nos dá a massa», esclarece Vera. Passado o processo de levedura e de cozedura a uma temperatura de 180 graus, estão prontos a servir.
Os croissants «de massa fina que se desmancha quando o estamos a comer» são abertos e recheados na hora, seja com Nutella, chocolate branco ou negro, Kinder Bueno ou Ferrero. Ou então com as tradicionais geleias e queijo e fiambre. Ou então nenhum: muitos clientes gostam deles simples, acompanhados de um café, chocolate quente ou capuccino. Há de caramelo, avelã, chocolate, café e baunilha com topping de caramelo crocante e suspiros.
Distribuídos pelas três vitrines do espaço surgem ainda bolos à fatia de Ferrero, Red Velvet, Kinder Bueno, after eight ou tarte de coco. «Temos sempre um produto novo todos os dias», assegura Vera, antes de atender mais um cliente.
Longitude : -9.19956830000001