Cozinha portuguesa entre versos de Pessoa e Amália

O Pão à Mesa Com Certeza, no Príncipe Real, recebe os meses mais frios com novos pratos que mantêm a aposta no produto português e sazonal. Sempre com bom pão a acompanhar. Veja mais na galeria.

Há frases de Fernando Pessoa escritas em algumas das paredes e azulejos com os rostos de Florbela Espanca e Eça de Queiroz num recanto do restaurante. Impossível não reparar, também, nos versos do tema «Uma Casa Portuguesa», celebrizado por Amália Rodrigues, num quadro onde se lê a ementa do dia. Mas é no prato que o Pão à Mesa Com Certeza expressa, ainda mais, a sua portugalidade.

A nova carta do restaurante do Príncipe Real, a segunda pelas mãos do chef José Lopes, alia as tradições da cozinha portuguesa a um toque contemporâneo, recorrendo o mais possível aos produtos sazonais. São «propostas com estrutura para aguentar os meses mais frios», conta o chef. É ele quem substitui, desde julho, António Amorim, depois de trabalhar com Joachim Koerper no Eleven e com Rui Paula no Terraço.

O chef José Lopes. (Fotografia: Jorge Amaral/GI)

Nesta casa não podia faltar, claro, o pão. Desde o biológico de massa-mãe com fermentação lenta que vem no couvert ao que acompanha os pratos como ingrediente. Nas entradas, o destaque vai para a meia desfeita de bacalhau, para o creme de abóbora com pernil de porco e castanhas e para o «choco com saudades do verão», confitado e com puré de choco e natas.

O peixe do dia – habitualmente corvina ou pampo – acompanha com um xerém de berbigão e algas frescas, e tem um motivo nostálgico. «Faz-me lembrar o início do meu percurso em Tavira», conta o chef. Já as tenras boxexas de porco preto são estufadas a baixa temperatura e são servidas com camarão, ravioli e couve-flor, em forma de puré e de pickle. Este último prato foi pensado para mudar a opinião da gerente do restaurante, Andreia Duarte que abriu este ano o Clube Lisboeta. «Foi teimosia minha, para ver se ela passa a gostar», ri-se o chef.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

7 ideias para aproveitar este fim de semana em Lisboa
Lisboa: 5 sobremesas calóricas para provar este outono
Lisboa: este bar é um autêntico Bacchanal de cocktails




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend