Panquecas, smoothie bowls e tostas: nestes dois espaços o brunch é rei

Bowl de mix de alfaces, quinoa, humus de pimentos assados, tataki de atum e tomate marinado, da cafetaria Néctar. (Fotografia: Igor Martins/Global Imagens) )
É uma fusão entre o pequeno-almoço (breakfast) e o almoço (lunch) - daí o nome “brunch” - que se tem tornado cada vez mais popular no meio urbano. De tal maneira que, em muitos lugares onde o brunch entrou na carta, ele se serve a qualquer hora do dia.

NÉCTAR | PORTO

Sabores do mundo e um novo menu

Pratos de inspiração inglesa e oriental fazem companhia aos sabores portugueses na carta do Néctar. A costela mendinha servida em english muffin caseiro – um pão redondo e achatado – é um desses exemplos, mas a carta deste lugar onde o brunch é rei, também se faz de propostas mais clássicas como panquecas, smoothie bowls e tostas.

Uma das novidades do Néctar, inaugurado há cerca de meio ano na discreta rua Sá de Noronha, é o menu de brunch, sempre disponível. Por 15 euros, é servida uma smoothie bowl, panquecas, um sumo natural, uma tosta ou um english muffin.

Panqueca com chocolate e banana. (Fotografia: Igor Martins/Global Imagens )

Ao recente menu, junta-se a entrada na carta da tosta vegan de abacate em texturas, tomate cherry marinado, micro legumes e azeite, e a tosta de rosbife, introduzida graças aos pedidos de clientes que desejavam um prato mais “carnívoro”.

De destacar ainda a shakshuka, um prato de inspiração oriental, à base de tomate, cebola e pimento, ao qual se juntam ovos escalfados, e os invulgares húmus de tâmaras e caril, e o de beterraba e iogurte natural.

Cafetaria Néctar, na Rua Sá de Noronha, 55, na cidade do Porto. (Fotografia: Igor Martins / Global Imagens)

Se depois destas propostas ainda houver apetite, sugere-se uma das mousses – de Oreo ou After Eight – ou o doce de bolacha, sobremesas que, a par da sangria de espumante com pepino e canela, são partilhadas com a petisqueira Casa do Carmo, na porta ao lado, dos mesmo donos do Néctar.

Néctar
Rua Sá de Noronha, 55 (Baixa)
Tel.: 916253990
facebook.com/nectarbrunch
Das 10h às 18h. Encerra à quarta.
Preço médio: 12 euros

 

GARDEN PORTO

Comida de rua e flores comestíveis

A esplanada do Garden Porto Brunch costuma estar cheia de estrangeiros que comem tranquilamente, mesmo entre o rebuliço da cidade. Este café, que ocupa uma esquina com três frentes na Trindade, dá destaque ao brunch sem horário e à comida de rua, ali servida a partir das 12h.

Entrar no Garden é mergulhar num ambiente algo tropical, onde há flores comestíveis nos pratos e outras delícias: panqueca de abóbora com gelado artesanal de Oreo, french toast, bowl Garden Açaí ou uma das seis receitas de ovos, como a Muffin 985, com carne desfiada em molho barbecue, ovos escalfados, bacon crocante e molho bearnês.

Fotografia: Artur Machado/Global Imagens

A carta de comida de rua fica disponível ao meio-dia, com sugestões como sopa de pedra Garden, waffle de frango com creme de ricotta e camarão pipoca com maionese agridoce.

Às quatro sangrias, juntam-se oito cocktails, assinados por Alexandre Castro, um dos sócios do Garden, que trabalhou 5 anos em Londres como barman. Daí trouxe o Miss My Flight. “Foi um cocktail que fiz para a Rihanna quando trabalhava num bar em Londres”, conta. O nome é uma alusão ao voo que a cantora perdeu no dia seguinte, devido às sucessivas repetições do cocktail…

 

Garden Porto
Rua de Fernandes Tomás, 985 (Baixa)
Tel.: 221108540
Das 09h às 20h. Não encerra.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend