O novo ramen de Lisboa chegou da terra dos pandas

De Sichuan, na China, para a Rua da Prata, na Baixa de Lisboa. O Panda Cantina, novo restaurante de ramen da capital, tem algumas variedades deste popular caldo e já é habitual fazer-se fila à porta. Veja mais na galeria.

Vivia e estudava em Paris quando decidiu visitar Lisboa, durante uns dias de férias. Quando Yin, 28 anos, chegou à capital portuguesa, reparou que faltavam espaços onde se pudesse provar o ramen típico da região Sichuan, na China, de onde é natural. Uma lacuna que se transformou numa oportunidade, e que se concretizou fisicamente no número 252 da Rua da Prata, na Baixa.

No novo Panda Cantina, dedicado ao popular caldo chinês que os japoneses depois popularizaram e ajudaram a ocidentalizar, Yin quer criar «a sede» para a cozinha chinesa, fora da China. «Como o Starbucks é para os americanos», explica Noor Janssen, que trata da comunicação do pequeno e acolhedor restaurante, onde se come ao balcão ou em mesas corridas, de olhos postos na cozinha aberta.

Aqui, o ramen segue a receita da família de Yin em Sichuan e tudo o que leva – do caldo (que coze em baixa temperatura e leva até três horas a ficar apurado) à massa e aos acompanhamentos – é caseiro e feito no próprio dia por Yin e sua equipa. «A diferença entre o ramen de Sichuan e o da restante China talvez tenha um paralelismo entre as cozinhas de Portugal e de Espanha. Embora estejam muitas próximas, várias coisas são diferentes. Sichuan é conhecida por ser a região picante da China, conhecida pelas suas pimentas», atira Janssen.

Nos planos breves está o aumento da carta, mas para já, o Panda Cantina foca-se em três variedades de ramen: o de tofu, de vaca de Sichuan, e porco, e existem ainda as versões sem glúten e veganas, desde 7,80€ – por 9,60€, inclui-se bebida e sobremesa. O ramen preferido dos portugueses nestas primeiras semanas de abertura tem sido, curiosamente, o de tofu. «Acho que é porque nunca provaram o tofu desta forma», diz Jannsen.

A comunicação boca-a-boca tem funcionado bem para este espaço, que facilmente e habitualmente fica cheio, pelo que se aconselha ir com antecedência. «O ramen é muito popular neste momento. Acho que é um tipo de comida de conforto que ainda não está completamente explorada», conta a responsável pela comunicação do Panda Cantina, batizado segundo o animal que se associa à região de Sichuan. O espaço tem quase 30 lugares sentados.

Para a despedida, a sobremesa Ice Jelly é uma geleia vegana e transparente, feita com base numa planta chinesa, e acompanhada com xarope de mel, gengibre, bagas goji e amendoins tostados. Mas também há gelados com sabor a matcha, yuzu e gengibre.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

8 locais em Lisboa para se deliciar com ramen
Afuri Lx: o ramen mais leve chegou ao Chiado
Soão: Ano do Porco traz novidades à taberna asiática




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend