Publicidade Continue a leitura a seguir

Padaria do Euskalduna arranca em formato pop-up no Porto

Gil Fortuna ao lado de Vasco Coelho Santos. (Fotografia: Undercover.pt).

Publicidade Continue a leitura a seguir

A padaria Ogi by Euskalduna, do chef Vasco Coelho Santos, abriu ao público no dia 16 de abril em formato pop-up (temporário) na Rua das Flores, no Porto. O projeto, que tem Gil Fortuna como responsável, vai funcionar até as obras no espaço da padaria – que neste momento decorrem – estarrem concluídas, revelou Vasco Coelho Santos à Evasões. A previsão é que a Ogi by Euskalduna abra este verão.

“Ando muito convicto sobre a importância da sustentabilidade e do zero desperdício, por isso não vamos ter o pão acessível em grandes quantidades”, explica o rosto do Euskalduna. O projeto vai funcionar, por isso, à base de cabazes semanais, cada um deles com três produtos e ao preço de 17 euros. Para já só incluem pão (pães de trigo, centeio e buns, por exemplo), mas daqui a duas semanas já terão também pastelaria, como brioches, folares e folhados.

A padaria temporária está a funcionar desde há um mês e até domingo decorre aquilo que Vasco chama a “semana piloto”, para dar a conhecer a proposta. Alguns clientes já pediram entregas e outros foram recolher pedidos na Rua das Flores. A ideia é subscrever os cabazes através de uma mensalidade, que pode ou não ser renovada mediante inscrição, e recebê-los num dia entre quarta-feira ou domingo – ou ir levantá-los no local.

(Fotografia de Undercover.pt).

Os produtos “vão variar semanalmente”, mas “enquanto durar a subscrição, será sempre garantido o cabaz no dia da semana que estiver definido”, explica a marca. As entregas ao domicílio, neste caso, serão garantidas dentro do concelho do Porto e mediante uma taxa adicional. O pop-up funciona no número 179 RCH das Rua das Flores e divide o espaço com o Semea by Euskalduna.

A morada definitiva da padaria Ogi (palavra que significa pão em basco) será a Rua de Santo Ildefonso, onde o chef Vasco Coelho Santo tem o Euskalduna, que reabrirá na segunda-feira, 19 de abril. A Ogi, por sua vez, vem dar continuidade ao trabalho relacionado com pão que vem sendo desenvolvido nos restaurantes do grupo. Tal como agora, o responsável será Gil Fortuna, que esteve vários anos na École Internationale de Boulangerie, em Provença.

“Nós é que fazíamos o pão no intuito do serviço, e com alguma pressão, mas é uma coisa que requer paciência e compreensão. Ter uma pessoa dedicada a toda a hora tem outro encanto e é muito melhor”, justifica o chef de 33 anos. Gil Fortuna vai utilizar produtos de massa-mãe e, sempre que possível, cereais portugueses e moídos em mó de pedra. Neste momento, por exemplo, é dada preferência ao trabalho com um tipo de trigo alentejano.

(Fotografia de Undercover.pt).

Gil Fortuna é licenciado em Escultura na Faculdade de Belas Artes na Universidade do Porto, e cedo descobriu outras paixões profissionais. Após o curso iniciou um micro projeto de pão biológico de massa-mãe na cidade do Porto e, para ganhar experiência em padaria e pastelaria, estagiou com o chef Leonardo Pereira, acabando por, pouco tempo depois, ocupar a posição de padeiro e pasteleiro no projeto Areias do Seixo.

Foi aí que teve conhecimento da École Internationale de Boulangerie, em Provença, para onde, mais tarde, foi convidado para trabalhar como formador e esteve durante cinco anos. Viajou pelos EUA e deu formação na San Francisco Baking Institute. Passou ainda pela Estella, em Israel, e pelo El Horno de Babette, em Madrid.

Apaixonado pela complexidade do mundo da massa mãe, Gil Fortuna confessa que “adora trabalhar com diferentes texturas, sabores, cores e aromas, tendo um gosto especial por trabalhar massas doces com massa mãe como, por exemplo, brioche, panetone, entre outros”. Em 2021, regressou ao Porto para liderar a padaria do Euskalduna. À Evasões, Vasco Coelho Santos revelou ainda que irá abrir outro espaço – uma peixaria – no Porto.

 

Notícia atualizada às 17h40 de dia 16 de abril com detalhes relativos ao funcionamento da padaria temporária na Rua das Flores e outras informações.