O Pastus: há uma nova cozinha de chef em take-away e delivery

O Patus aposta no pão de fermentação lenta também no menu de take-away e delivery. (Fotografia: DR)
Por força da pandemia, o chef Hugo Dias de Castro converteu o serviço do restaurante O Pastus, em Paço de Arcos, para o take-away e delivery. O menu tem uma oferta ampla em que não faltam os pratos campeões de vendas, como o bacalhau à Brás e a sandes de presa de porco ibérico.

O restaurante O Pastus, do chef Hugo Dias de Castro, no centro de Paço de Arcos, fechou ao público como todos os outros, mas nem por isso desligou os equipamentos de cozinha. Agora, o espaço está a funcionar em regime de take-away e delivery, com um menu que dá a provar alguns dos pratos já icónicos, como o bacalhau à Brás e o tártaro de atum.

São nove as opções do menu, reduzido face ao que o restaurante disponibiliza em condições normais. Destacam-se, para começar, os pastéis de bacalhau cuja receita é da avó do chef, servidos com maionese de yuzo caseira; o tártaro de atum com sésamo, pickles de aipo, ponzu e chalota frita; e a sandes de presa de porco ibérico cozido a baixa temperatura e com kimchi (um tipo de fermentado).

O pão – não por acaso – é um dos elementos de maior importância n’ O Patus, e é feito na cozinha do restaurante, a partir de farinhas moídas em mó de pedra e segundo o método artesanal da massa-mãe e fermentação lenta. Para encomenda, pode-se pedir em fatias (500gr) com manteiga caseira – e é o mesmo que compõe o torricado. Em paralelo, o menu de take-away e delivery tem também brioche de 75% com terrina de foie gras.

Da cozinha de Hugo Dias de Castro – que privilegia o produto português e de proximidade – propõe-se também, para take-away ou entrega em casa, o bacalhau à Brás, uma das criações mais bem-sucedidas do chef. O bacalhau é servido numa generosa dose para duas pessoas e a base de batata, cremosa, vem numa embalagem à parte, devendo ser misturada com as postas de bacalhau fresco que surgem embaladas em vácuo.

Para quem procura novidades, a boa notícia é que há pratos que vão mudando semanalmente, como é o caso dos arrozes (arroz de perdiz de escabeche e arroz de barriga de leitão, por exemplo) e de outras sandes. Para a semana (a partir de terça-feira, 8) haverá arroz de túberas e trufa e sande de ovo e trufa. Já do capítulo das sobremesas, fixas, pode-se pedir o sticky toffee pudding (cujo molho de caramelo deve ser aquecido durante 30 segundos no microondas e adicionado ao bolo) e o bolo mousse de chocolate.

A oferta de take-away e delivery d’ O Patus inclui ainda a chamada Cabazada, que por 30 euros inclui 500gr de pão de fermentação lenta, 80gr de presunto serrano, 300gr de queijo Ribeira de Alpreade, 50gr de doce de pimentos e uma garrafa de vinho 2 Terroirs. Para beber, há cocktails (Gin Citadelle & Tonic, Moscow Mule e Negroni) e chá frio da Companhia Portugueza do Chá.

Este serviço funciona de terça a sexta, das 12h às 15h e das 19h às 22h; sábado, das 11h às 16h e das 19h às 22h; e domingo, das 11h às 16h. As entregas ao domicílio são gratuitas dentro do concelho de Oeiras para pedidos no valor acima de 20 euros e em Lisboa e Cascais carecem de 5 euros de taxa de entrega. O take-away não tem taxa.

O Pastus abriu em junho de 2020 e é o primeiro projeto pessoal do chef e empresário Hugo Dias de Castro, de 31 anos e natural de Guimarães, ao lado da mulher Annakaren Fuentes, apaixonada por cocktails, e Nuno Rebelo, de quem é amigo há vários anos. Antes de abrir este restaurante, Hugo passou pelos conhecidos Casa de Pasto, Rio Maravilha e Carniceiro.

O percurso na cozinha começou-o aos 15 anos, quando se mudou para Lisboa para cursar Cozinha e Pastelaria pela Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril. O 100 Maneiras (ainda em Cascais), Terraço Tivoli, Tavares Rico e o Hotel Ritz Four Seasons foram alguns dos muitos locais onde trabalhou.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend