Publicidade Continue a leitura a seguir

Os sabores da estação na nova carta de outono do Astória

A tarte merengada de abóbora é uma das sobremesas em destaque na nova carta de outono do Astória. (Fotografia: DR)

Publicidade Continue a leitura a seguir

O chef Tiago Sales tem 30 anos e foi cozinheiro e músico durante dez anos até se decidir pela cozinha. É chef do Astória desde junho, mas a nova carta de outono/inverno é a primeira inteiramente da sua autoria. Inspirado pela “época profunda, de trufas e cogumelos”, apresenta uma carta direta ao assunto, contida na dimensão, mas com uma oferta que tanto satisfaz os omnívoros como os vegetarianos. Ainda assim, a estratégia de levar o cliente a escolher a guarnição para cada prato principal acaba por criar um efeito de multiplicação. Pode-se escolher à carta ou optar pelo menu executivo de almoço (segunda a sexta, 16 euros por pessoa).

 

Nas entradas, encontra-se uma tortilha de batata “desconstruída” e um tataki de atum com ajo blanco (uma sopa de amêndoa fria, uvas e croutons); nos pratos principais, há peixe do mar e bacalhau e, entre outros cortes de carne, um rib-eye maturado e barriga de leitão. Nas opções apenas vegetais, destaca-se o arroz caldoso de cogumelos selvagens e trufas. A lista de acompanhamentos inclui arroz malandro, arroz de forno, batata frita da casa, legumes grelhados, puré cremoso de batata trufado, açorda de ovos e salada.

Para sobremesas, este chef musical que sugere uma playlist para acompanhar a refeição, criou uma bem outonal tarte merengada de abóbora e noz pecan com gelado de leite de cabra e um bolo de chocolate com creme e coco e sorvete de abacate, numa lista de cinco remates. Outra novidade é o regresso do brunch de fim de semana, na forma de um abundante buffet, disponível entre as 11h30 e as 16h.

Astória (Fotografia: DR)

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.