Os programas de culinária que encantaram o mundo

No Dia Mundial da Televisão, recordamos «Masterchef», «Top Chef» e «Hell's Kitchen», entre outros: alguns dos programas internacionais de culinária de maior sucesso. E pensar que tudo começou em 1946.

Uma pesquisa no Google basta para a Internet nos contar que o primeiro programa de televisão inteiramente sobre culinária foi emitido pela BBC, no Reino Unido, em junho 1946. Chamava-se Cookery, teve uma duração de apenas 10 minutos e era apresentado pelo chef britânico Philip Harben, que cozinhou neste arranque um prato com lagosta.

Depois deste, um segundo formato ligado à gastronomia foi transmitido na televisão norte-americana dois meses depois, em agosto de 1946. Tratava-se de I Love To Eat, com James Beard, ao longo de um quarto de hora.

Mas muita coisa mudou ao longo das décadas que se seguiram. O mundo apaixonou-se por este tipo de programas, que se multiplicaram, especialmente nos últimos anos, pelas televisões mundiais, criando franchises de grande êxito que foram adaptados nos quatro cantos do mundo, como Masterchef ou Top Chef, por exemplo.

Mas não só. No Dia Mundial da Televisão, que se assinala esta terça-feira, veja nesta fotogaleria alguns dos programas internacionais de culinária de maior sucesso. Bom apetite!

 

Leia também:

Nostalgia saborosa: recordar os primeiros ‘chefs’ da TV
Dia da Preguiça: 10 locais onde pode esticar-se num sofá
Livros #1: «chefs» de todo o mundo em livro solidário de sopas