Os novos pratos de verão do restaurante Fiammetta dão a volta a Itália

O risoto de curgete, queijo parmesão e presunto fumado é um dos novos pratos do Fiammetta. (Fotografia: DR)
O restaurante italiano Fiammetta, no bairro de Campo de Ourique, lançou uma nova carta de primavera-verão que é uma volta a Itália sem sair da mesa.

A maioria dos pratos da carta de primavera-verão do Fiammetta são inteiramente novos, mas alguns transitaram do menu de inverno graças à sua versatilidade. É o caso do polvo braseado com puré de lima, explica à Evasões Ludovica Brandão, a empresária que há cinco anos trocou Roma pelo bairro de Campo de Ourique.

Mais leve e fresca, a carta do Fiammetta é convite a ficar na esplanada durante as noites amenas que têm agraciado a capital. As novidades começam nas entradas, com o carpaccio de salmão com puré de beterraba, aipo e azeitona desidratada, e uma sopa de tomate com tártaro de beringela e queijo fresco.

(Fotografia de Diana Quintela/GI)

Mantendo a premissa subjacente a todos os menus desde a abertura do espaço, esta nova carta descreve subtilmente uma viagem do norte ao sul de Itália, com pratos feitos com produtos típicos de cada região. Veja-se o exemplo do esparguete com amêijoas e bottarga (ovos de peixe desidratados), típico da Sardenha.

Os mexilhões, que enriquecem outro dos novos pratos, são representativos do que se come em Roma, Nápoles e Sicília, enquanto o ragu de pato remete para a Toscana, no norte do país. Entre as novidades há também uma lasanha de pesto com queijo fumado e risoto de curgete com queijo parmesão e presunto fumado.

No capítulo das sobremesas, o Fiammetta traz à mesa o sgroppino, o equivalente a um sorbet, “mas mais líquido”, explica Ludovica, composto por gelado de limão e vodka. “É um pouco alcoólico, mas um ótimo digestivo e ajuda a deixar a boca com um sabor fresco”. Estes pratos vão manter-se disponíveis até ao mês de outubro.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend