Os cheesecakes da Say Cheesecake & Co. ganharam casa no Porto

Todos os dias, há cerca de sete cheesecakes diferentes. (Fotografia de Artur Machado/Global Imagens)
A Say Cheesecake and Co., no interior da loja de roupa em segunda mão Com Sotaque, na zona da Trindade, convida a uma pausa, com ou sem compras, para saborear os leves e saborosos cheesecakes de Mila Araújo.

Aconchegados na montra, ao fundo da loja Com Sotaque, encontram-se os afamados cheesecakes de Mila Araújo. O Say Cheesecake & Co., inaugurado em fevereiro, é um café especializado na versão nova-iorquina do bolo rico em queijo, que ali assume uma variedade de sabores.

Mas os doces nem sempre fizeram parte da vida de Mila Araújo, brasileira natural da cidade de Natal. A confeiteira, que nem sequer apreciava receitas muito açucaradas, começou a interessar-se por cozinha, quase como terapia, depois de um pós-parto desafiante. “Fazia [bolos] em casa e levava para os professores e para as festas de faculdade, para alimentar a convivência com as pessoas. Não era pelo dinheiro”, refere.

O gosto pela cozinha cresceu, e no último ano do curso de Nutrição acabou por abandonar a formação e dedicar-se à gastronomia. Passou pela restauração, e mudou-se para Portugal no início de 2018, “por questões políticas e sociais”.

Chegada à Invicta, trabalhou num restaurante, e no final do ano abriu uma confeitaria na Senhora da Hora. A Bonde Açúcar foi um sucesso, sobretudo graças ao cheesecake “New York Style”, que é cozido no forno a 120 graus, durante uma hora, em vez de semifrio. O negócio fechou durante a pandemia, mas ficou a vontade de abrir algo no centro da cidade, pelo que quando conheceu Mariana Masvidal, proprietária da Com Sotaque, tudo pareceu ter-se alinhado.

Mariana Masvidal, da Com Sotaque, e Mila Araújo.
(Fotografia de Artur Machado/Global Imagens)

O café encontra-se ao fundo da loja de roupa em segunda mão. (Fotografia de Artur Machado/Global Imagens)

Agora, na pequena zona de café e na esplanada das traseiras, saboreiam-se diversos cheesecakes, recheados com uma massa fofa – a fazer lembrar uma mousse – e de açúcar no ponto, feita apenas com queijo Philadelphia, sem gelatina, leite condensado ou natas. A escolha prende-se com a leveza que proporciona à massa, com o sabor neutro e o travo ligeiramente salgado que fica no fim de boca. Por baixo, espreita uma base feita com bolacha digestiva, e por cima, em cremosos ziguezagues, tanto pode haver caramelo salgado, como baba de camelo, creme de pistácio, lemon curd e compotas caseiras de maracujá ou frutos vermelhos.

A pensar em quem leva uma dieta de base vegetal, Mila faz questão de ter uma versão vegana. O recheio é à base de manteiga de amendoim e a cobertura fica à escolha do cliente, consoante o que houver no dia. A oferta da “coffeeshop” fica completa com os folhados e os bolos, também caseiros, que podem ser acompanhados por chás ou café de especialidade da 7g Roaster.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend