Onde se comem boas pataniscas na cidade de Lisboa?

Podem ser mero petisco ou vir acompanhadas de um arroz malandrinho de feijão como prato principal. Seja qual for a opção, as pataniscas querem-se pouco oleosas e bem recheadas. Nestes 8 restaurantes pode contar com isso.

A origem da patanisca é incerta. Supõe-se que tenha aparecido em Lisboa ou arredores, possivelmente numa taberna onde havia excesso de aparas de bacalhau e vontade de as aproveitar. É pena não haver um relato histórico mais concreto, até pela curiosidade que suscita a formulação patanisca. Sabemos que isca é sinónimo de lasca de bacalhau e que pata pode ser uma forma rude de dizer mão (“Tira daí a pata, [inserir nome]”). Sabemos também que a patanisca se come à mão e que, por isso, pode ser uma simples aglutinação da expressão “pata na isca”. Mas tudo isto é mera especulação: ao equivalente portuense, de receita ligeiramente diferente, chama-se apenas isca e não é de acreditar que se comesse de garfo e faca.

O que interessa para o caso é que a patanisca se instalou e disseminou em Lisboa com enorme sucesso e alcance. É um petisco democrático: tanto se encontra na taberna mais simples, junto às sanduíches de panado, como é reinterpretada com outros recheios que não o bacalhau em restaurantes de cozinha contemporânea. Pelo meio, também há quem a sirva bem acompanhada de arroz malandrinho de tomate ou feijão como prato principal. Seja ela mais bojuda ou mais plana, o essencial é que venha bem recheada e sem resquícios do óleo que a fritou. Nestes restaurantes é precisamente isso que acontece.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Bitoques em Lisboa: 8 restaurantes obrigatórios
8 restaurantes em Lisboa com boa mousse de chocolate
10 restaurantes para grupos em Lisboa (até 15 euros)




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend