Olive. Lisboa ganhou um novo restaurante mediterrânico (e pet-friendly)

O interior do restaurante tem uma estética vintage, repleta de plantas. (Fotografia: DR)
Novo restaurante Olive, com estética vintage e decoração inspirada no universo botânico, situa-se na Rua Augusta, epicentro da Baixa de Lisboa. O menu, assinado pelo chef Luís Rodrigues, aposta nos sabores mediterrânicos e surge acompanhado de todo o tipo de bebidas.

O Olive, aberto ao público em “soft opening” desde fevereiro, acena em tons de verde a todos os que visitam, passam ou passeiam pela Baixa de Lisboa. É vizinho do MUDE – Museu do Design, recentemente inaugurado na Rua Augusta, numa localização eminentemente turística, mas a intenção dos responsáveis não foi “abrir mais um restaurante para turistas”, explicou à Evasões Duarte Teixeira, diretor-geral do também recente hotel Pestana Rua Augusta, em cujo piso térreo o Olive funciona.

“Para isso tivemos de nos tornar atrativos e com propostas democráticas” – continua -, “tendo, nesse sentido, apostado num conceito mediterrânico”, trabalhado pelo chef Luís Rodrigues. A decoração em tons de verde e a própria cor dos individuais remetem, desde logo, para uma ideia de comida saudável, mas uma leitura mais atenta mostra que parece não haver fundamentalismos, antes opções para todos os gostos e apetites, servidas diariamente entre as 8 e as 18 horas.

O hambúrguer. (Fotografia: DR)

Poké bowl de salmão. (Fotografia: DR)

Seja para os hóspedes do hotel Pestana (que não tem pequeno-almoço incluído nas tarifas), seja para os trabalhadores, turistas e visitantes que estejam pela Baixa, o dia começa às 8 horas da manhã com opções de pequeno-almoço e brunch. Neles incluem-se os tradicionais ovos e tostas, panquecas, bowls, bolos e sobremesas. A partir das 12 horas, entram propostas como tártaro de salmão em taco de alface (entrada); sanduíches, como a de atum braseado; e bowls e saladas.

A ideia é o menu acompanhar, de forma geral, a sazonalidade dos produtos, podendo já incluir uma entrada nova de pêra-rocha com queijo de cabra, por exemplo. Há também cinco pratos principais, acompanhados de salada: tataki de atum; salmão grelhado; novilho braseado; frango no forno; e tempura de tofu. Da cozinha aberta saem ainda sobremesas como banoffee, brownie de chocolate e pannacotta.

Banoffee. (Fotografia: DR)

Para beber, há sumos naturais e smoothies, limonadas e kombuchas, café e chá, assim como algumas opções com álcool. Inspirado em elementos botânicos e numa estética vintage, a decoração do Olive integra um imponente móvel de mercearia recuperado, uma televisão, um rádio, um telefone e uma máquina de escrever de outros tempos, e incentiva os clientes a levarem livros na condição de os trocarem por outros, de forma espontânea. No exterior, funciona com esplanada.

 

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Augusta, 16 (Baixa), Lisboa
Telefone
963 798 713
Horário
Das 08h às 18h (horário de inverno). Das 09h às 21h30 (horário verão).
Custo
(€€) Preço médio: 25 euros.


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245



Ler mais







Send this to friend