O Tinto & Brasa, em Lisboa, é uma viagem gastronómica à Argentina

Os grelhados são um dos pontos fortes do restaurante Tinto & Brasa. (Fotografia de Maria Mattos)
O Tinto & Brasa - Parrilla Argentina abriu no Rato, junto ao Procópio, e é um passaporte para um voo direto até ao segundo maior país da América do Sul. As empanadas, vinhos e boas carnes são servidas à chegada, sem sair da mesa.

Emanuel Diaz, 43 anos, recebe os clientes do Tinto & Brasa com um sorriso aberto, convidando-os a instalarem-se como se estivessem em casa. Afinal, o restaurante que abriu com a mulher, Noelia Fuda, 40 anos, é ainda uma criança, e tem estado a conquistar clientes mais rápido do que esperavam, comenta Emanuel. Por isso, só abrem a sala inferior quando necessário – mas vale a pena descer as escadas para admirar o colorido painel de sete metros desenhado pelo artista algarvio Caminito.

Nas paredes há cartazes vibrantes a remeter para ícones de Buenos Aires, como a Plaza de Mayo, o bairro San Telmo e o moderno Puerto Madero, e na cabeça de Emanuel já paira a ideia de ali instalar um ecrã gigante para se verem jogos de futebol, acompanhados de sandes de chouriço assado, como dita a tradição. Para o Tinto & Brasa, o casal quis trazer uma Argentina genuína, numa operação assente em mais de vinte anos de experiência em hotéis de cinco estrelas pelo mundo fora. “Queremos que a nossa casa seja a referência do nosso país em Lisboa”, sintetiza Emanuel Diaz. “Procuramos os sabores que melhor representam as regiões, como as empanadas, os queijos fundidos, os chouriços, as morcelas e os cortes de carne de excelência”, acrescenta, notando que “95%” dos produtos utilizados chegam de lá, incluindo os pimentos, o pimentão doce e as ervas aromáticas. Os vinhos, uma dúzia de referências argentinas, exaltam castas como a malbec e a chardonnay.

O chef argentino Diego Giganti, também experiente em restaurantes de topo (como o Girassol, em Alicante, onde trabalhou com o Joachim Koerper), assina um menu simples, onde não faltam empanadas de carne com massa a rigor, molejas de vitela e croquetes com maionese de alho, para início de conversa. O chouriço e a morcela são um saboroso exercício de comparação com os enchidos portugueses, e depois há escalope de vitela panado com batatas fritas e empadão entre as especialidades.

As carnes black angus, grelhadas à moda argentina com carvão vegetal, são outro dos pontos fortes do Tinto & Brasa. Emanuel sugere, por exemplo, a entranha fina/diafragma por ser “mais fina e saborosa”, a picanha suculenta e o bife da vazia, tudo com direito às respetivas guarnições. Para terminar a refeição a preceito, há que provar o pudim rústico de caramelo com doce de leite e nata ou os cremes com doce de leite. “Gostamos muito de doces na Argentina”, brinca ele.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend