O roteiro de Anthony Bourdain pelo Porto

O programa foi para o ar na madrugada desta segunda-feira e estes são os locais por onde o chef passou e que pode visitar já.

“Há apenas alguns sítios verdadeiramente belos no mundo e o Porto é um deles.” O elogio é sentido e abre a segunda visita do chef e apresentador Anthony Bourdain à cidade, no último capítulo da temporada de Parts Unknown, o programa de viagens transmitido pela CNN que foi para o ar na madrugada de segunda-feira, 3 de julho.

É à mesa do restaurante tradicional A Cozinha do Martinho que o norte-americano recorda a primeira visita ao Porto, em 2001, uma das «primeiras vezes em que apareceu na televisão» e palco de uma das experiências mais marcantes da sua vida: a matança do porco a que assistiu e que lhe mostrou pela primeira vez «de onde vinha realmente a comida». «Nunca tinha visto um animal a morrer. Nunca tinha olhado o meu jantar nos olhos, enquanto a sua vida se esvaía», revela.

«A cidade parece ter sido preservada cuidadosamente e com respeito pelo passado», confessa

Quase 16 anos depois, a nova visita levou-o ao mesmo local, acompanhado novamente de José Meireles, seu amigo e antigo chefe no restaurante Les Halles, em Nova Iorque. A matança repetiu-se, tal como em 2001, e terminou como sempre termina, em festa, com muitos e abundantes pratos de rojões, comidos ao som da desgarrada.

Nenhum dos pratos típicos ficou de fora. No A Cozinha do Martinho, Bourdain provou as tripas à moda do Porto e petingas fritas, e a enorme variedade de marisco fresco da costa serviu-se à mesa da marisqueira A Antiga, em Matosinhos. A francesinha d’O Afonso preparou-se com cuidado e os cachorrinhos da Cervejaria Gazela provaram-se ao balcão, como manda a tradição.

Houve ainda tempo para Bourdain se deliciar com a combinação inevitável de vinhos do Porto e queijos portugueses – da Serra ao de Azeitão -, nas caves da Real Companhia Velha, mas também com a lampreia à bordalesa, cozido à portuguesa e papas de sarrabulho. Mais haveria para conhecer para lá dos 40 minutos do programa e dos três dias em que Bourdain viveu como um verdadeiro portuense.

Há pelo menos duas grandes lições que o chef e apresentador leva na mala. Que os portugueses «gostam mesmo muito de porco» e que se devem percorrer os corredores do Mercado do Bolhão com muito cuidado e um sentido de humor apurado.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend