S.O.S: um restaurante no Porto que só serve peixe e marisco

Estamos no meio da cidade mas tudo nos remete para a beira-mar – desde a comida até à decoração – neste pequeno restaurante que apenas serve peixe e marisco.

Do S.O.S não saem pedidos de socorro, saem sim, da cozinha, pratos bonitos de peixe e marisco, que se apresentam crus ou fumados, em tártaros ou ceviches. Este era o conceito que há muito navegava na mente de Nuno Castro – ter um espaço com peixe e marisco na Baixa do Porto, mas que não fosse uma marisqueira. Concretizou-o no palpitante largo de São Domingos, no remate da rua da Flores, junto ao À Parte, o restaurante que já tinha naquele lugar.

A carta do S.O.S (acrónimo para Salmon, Oysters, Seafood) é curta e concisa, e fresca – até na sopa, um delicioso gaspacho de morango. O que se segue na lista mantém esse predicado: ameijoas cruas servidas com lima (ali não se usa limão); ceviche de ostra com ; leite de tigre, romã, papaia, maçã, rúcula, pepino, pimento e cebola roxa; tártaro misto de salmão cru e salmão fumado com vinho do porto (o fumo é feito por Nuno). Para ; sobremesa, há queijo creme, lima e abacate; e ainda uma invulgar mousse de manjericão, que primeiro se estranha e depois entranha.

O cliente pode ainda escolher entre as ostras que chegam de Aveiro ou do Sado. No fundo dos pratos, à medida que se vão esvaziando, emergem os peixes pintados à mão na louça. Foi Elsa Castro, mulher de Nuno, quem escolheu essa louça pintada à mão, assim como toda a decoração, juntando peças novas com outras em segunda mão, criando um ambiente rústico e arrumado no pequeno lugar. Espelhos antigos, portas de gavetas e relógios de cozinha adornam as paredes; e o balcão foi revestido com portas velhas de madeira, compradas numa loja de antiguidades. Neste lugar de boa comida e bom gosto, S.O.S não podia ter um significado mais positivo.

 

S.O.S
Largo de São Domingos, 33 (Baixa) Porto
Tel.: 223222861
Web: facebook.com/SOSPORTO
Terça das 18h00 às 00h00; quarta a sexta das 16h00 às 00h00; sábado e domingo das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 00h00
Encerra à segunda
Preço médio: 20 euros