O que há de novo à mesa: 7 pratos a não perder em Lisboa

Este é um dos novos pratos do restaurante Blue, no Príncipe Real. (Fotografia: DR)
Nas novas cartas de Lisboa, a palavra de ordem é variedade. Descubra aqui tudo o que há de novo para comer em sete restaurantes da Grande Lisboa.

01. Akla (InterContinental Lisbon)

Na renovação da carta do Akla, no hotel InterContinental Lisbon, o chef açoriano Eddy Melo não teve dúvidas em trabalhar os produtos como eles são, privilegiando os “paladares”. Há um novo ceviche de atum dos Açores com cenoura, abacate, ovas tobiko e wasabi, e nos principais entraram um entrecôte de vitela galega, um chuleton galego e pratos de robalo e atum grelhados. Semanalmente, também a chef Sarah Maraval (The Green Chef) propõe um novo prato seagan, no menu de almoço, como esferas de batata doce com wakame e quinoa tostada, salada de laranja, toranja e rabanetes. Este conceito introduz produtos do mar como algas, plantas marinhas, crustáceos e, pontualmente, peixe, na comida vegan.

(Fotografia: DR)

 

02. Praia no Parque

O Praia no Parque – restaurante e bar que recuperou o espaço da antiga esplanada do lago do roseiral, no Parque Eduardo VII, – tem agora um menu mais estruturado e fácil de ler. Das propostas mais leves às mais consistentes destacam-se as salada de abacate, manga, tomate e dressing crítico e de caranguejo real. Nos crus, entraram tártaros de atum e novilho. Quem quiser partilhar a refeição, a que horas for, pode escolher à confiança entre o satay de frango com molho de amendoim (o equivalente a duas pequenas espetadas) ou os baos de bochecha de porco. As novidades incluíram ainda novos pratos de peixe e de arroz, bem como a organização das carnes de grelha por países de origem. Para sobremesa, há um novo doce de piña colada.

(Fotografia: DR)

 

03. M.A.R. Mariscaria Peixaria

Duncan Schuurman, de 24 anos, lembra-se de comer o seu primeiro surf & turf com 12 anos, quando a avó lhe fez em casa um bife picante com camarão salteado. Inspirado por essa memória, criou o seu próprio lombo de novilho com camarão aromatizado com de jus de carne e demi-glace de marisco e introduziu-o na carta do M.A.R. Mariscaria e Peixaria, cuja cozinha chefia há um ano. Mas há mais novidades para conhecer nesta mesa do Parque das Nações: prego de atum com pickle de cebola roxa com aioli de gengibre, tártaro de atum com tempero japonês, bacalhau assado com crosta de broa e poejo e um filete de peixe memorável com puré de chouriço, tomate e batata a murro. Para sobremesa, a sugestão é bolo de laranja com massa de figo e crumble de amêndoa, a honrar as raízes algarvias do chef, que tem descendência portuguesa e holandesa.

(Fotografia: DR)

 

04. Ouriçaria Portuguesa

Ouriço ao natural (para consumir na hora ou levar), sopa de ouriço e algas, salada de ouriço com raia e uma malga jagoz (uma poke com peixe do dia) são as especialidades que se podem provar na Ouriçaria, o primeiro espaço do género a nível nacional. Para acompanhar no copo há vinhos da Adega Cooperativa da Azueira, Manz Wines e Quinta de Sant’Ana, todos da região da Ericeira. Por respeitar a época do ouriço, este espaço instalado no Mercado Municipal da Ericeira só vai estar aberto até abril. A ideia é dar a conhecer melhor esta espécie da costa portuguesa, ensinando os interessados, por exemplo, a abrir ouriços.

(Fotografia: DR)

 

05. Clube Lisboeta

Tem o fiel amigo como protagonista e é um dos pratos que representa Portugal na nova carta do Clube Lisboeta, onde se reúnem propostas de cozinha contemporânea de outros três países (Perú, Japão e Índia). Este trata-se de um bacalhau em sous vide, com um molho de amêndoa amarga, barriga de porco fumada, carvão de batata doce e lula braseada, misturando no mesmo prato diversas texturas, sabores, proteínas e cores. Além do bacalhau, vale a pena
provar as nipónicas gyozas com camarão e cogumelos grelhados, ou o indiano carré de borrego em massa brick, todas elas novidades de José Lopes, o novo chef do restaurante do Príncipe Real, que já passou pelo Terraço de Rui Paula e no Eleven (Michelin) de Joachim Koerper.

(Fotografia: DR)

 

06. Pasta Non Basta

Outono não é outono sem castanha e trufa, dois dos ingredientes que mais marcam esta altura do ano. Os italianos Pasta Non Basta, nas suas duas moradas lisboetas, nas Avenidas Novas e Alvalade, apostam cada vez mais na sazonalidade e usam-nos num dos pratos-chave da sua nova carta outonal. A resposta perfeita para confortar alma e estômago: uns ravioli, com massa fresca feita na casa, com castanha, couve-coração e trufa. A nova horta biológica que alimenta os frescos dos restaurantes, tem ainda maior peso numa carta cada vez mais apoiada no que a terra dá.

(Fotografia: DR)

 

07. Blue

É um dos reforços da nova carta do Blue, a dois passos da Avenida da Liberdade, e um dos que melhor representa esta época do ano. Um peito de pintada acompanhado de um cremoso puré de castanha, com um crocante crumble de couve-flor e avelã, o necessário para alegrar qualquer dia frio. Até porque esta e outras novas propostas do chef João Silva, o mesmo do Lumi Rooftop, podem e devem ser saboreadas junto a uma moderna lareira. Para uma viagem até ao mar, vale a pena provar a corvina com limão confitado, tomate seco e risoto de ervas aromáticas.

(Fotografia: DR)

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend