O Praça, em Famalicão, é um jardim urbano com almoços económicos

(Fotografia de Miguel Pereira/Global Imagens)
Um menu de almoço a bom preço é apenas um dos muitos chamarizes do Praça, restaurante-bar instalado num espaço verde numa zona residencial. A esplanada aberta para o jardim convida a tomar um gin ao final do dia.

O Praça nasceu em 2011 como uma casa de tapas, instalada num pequeno refúgio verde, no meio do complexo habitacional de Talvai. Mas tal como o ambiente vivo à sua volta, foi-se transformando e ganhando novas camadas. Há dois anos juntou aos petiscos a vertente de steakhouse, e abriu lugar na carta a pratos de conforto. O espaço, pensado inicialmente para se assemelhar a “uma praça, com cadeiras e bancos de esplanada”, recorda Fábio Azevedo, sócio-gerente do restaurante, está gradualmente a converter-se num lugar “mais acolhedor”, trazendo um pouco do jardim envolvente para dentro da grande sala de estilo industrial. Recentemente, a televisão foi substituída por um mural, numa tentativa de remover distrações e incentivar as pessoas a estarem mais presentes e focadas nas refeições. A carta e as mesas longas convidam a isso mesmo: momentos de convívio em redor da comida.

Para petiscar, há propostas como os peixinhos da horta, o tímbal de alheira com grelos, ovos rotos, com cogumelos e gambas, tiras de choco panadas, pica pau do mar, polvo à galega, asinhas de frango e costelinhas em vinha d’alhos. Ou ainda a tábua de tapas quentes, que traz uma seleção de pimentos de Padrón, rojões, moelas e amêijoas.

Desde a abertura mantém-se ainda o convidativo menu de almoço, que por 8,90 euros dá direito a couvert, sopa, entrada, prato de carne, peixe ou salada, bebida – desde uma limonada a um flute de espumante -, sobremesa e café.

Feijoada de choco e gambas, salada de queijo feta, peito de frango panado, dourada na brasa com batata migada e azeitona, bochecha ibérica com risoto de espinafres ou lombo no forno com amendoim são alguns dos pratos de sabor apurado e apresentação cuidada, que integram habitualmente a proposta do dia, disponível de segunda a sexta (excepto feriados).

(Fotografia de Miguel Pereira/Global Imagens)

(Fotografia de Miguel Pereira/Global Imagens)

É uma boa introdução ao que reserva a carta: bacalhau com crosta de azeitona e migas, perna de polvo ao alho, tomahawk, t-bone, francesinha, prego em bolo do caco… Todas as carnes de maturação são ainda acompanhadas de arroz, feijão preto e batata doce.

Nas sobremesas, destaca-se o cheesecake de caramelo salgado, um dos favoritos dos comensais, a par da torta de laranja e do carpaccio de abacaxi com flor de sal e mel. E nas bebidas, sobressaem os vinhos de produtor, o espumante da casa, gins, a sangria dos bosques e a recente sangria de mojito.

(Fotografia de Miguel Pereira/Global Imagens)

Além do grande salão, também utilizado para eventos, existe ainda uma mesa mais reservada na garrafeira, e no verão, é a esplanada e deck aberto para o jardim, o poiso ideal para um refresco ao final da tarde, por vezes, embalado por música ambiente, a cargo de um DJ.

Menu do dia: 8,90 euros (inclui couvert, entrada, sopa, prato, bebida, sobremesa e café).
Especialidades: bife à Praça, tomahawk, timbal de alheira com grelos, francesinha
Sobremesas: cheesecake de caramelo salgado, torta de laranja

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua João Pinto de Azevedo, 171, Talvai, Vila Nova de Famalicão
Telefone
913817119
Horário
Das 12h às 23h. Fim de semana até às 24h.Não encerra.
Custo
() Preço médio: 20 euros


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend