O novo livro Dirty Vegan tem receitas para saciar e dar força

Salada picante de grão estaladiço e tomate, uma das receitas do livro Dirty Vegan. (Fotografia: DR)
Adepto de desportos vigorosos, cozinheiro e estrela do programa “Dirty Sanchez” da MTV, Matt Pritchard quis mostrar neste livro como a dieta vegan é para os fortes. São quase cem receitas para saciar e dar força, onde não entram produtos de origem animal.

Com uma suculenta caçarola com um aspeto muito apetitoso na capa, o livro tem um título que também cativa: “Dirty Vegan. Receitas rebeldes para comer bem e ficar em forma”. Matt Pritchard, o autor – atleta radical, estrela da MTV e cozinheiro – empenhou-se em criar um livro de receitas que funcionasse para todos (vegans ferrenhos e ocasionais) e, sobretudo, que fosse um convite para experimentar cozinhar.

“Sei que alguns livros de receitas conseguem ser bastante intimidantes. Espero que este livro não o seja”, refere o cocriador do programa Dirty Sanchez, da MTV. É atleta de endurance, participa em maratonas e desafios Iron Man, mas também se formou em cozinha e foi operário e skater – este livro é o seu manifesto de comida vegan que enche, sacia, sabe bem e dá força.

As quase cem receitas são todas apelativas como o estufado da capa e a brusqueta da foto desta página (que pode ver ao lado). No livro, estão distribuídas por capítulos onde sugere pequenos-almoços e pratos mais substanciais (ou “Aconchegos de pança”), assim como saladas (ele chama-lhes “comidinha de coelho”). Conta ainda com receitas de acompanhamentos, sobremesas e ainda pratos de chefs convidados.

 


Uma receita do livro

BRUSQUETA DE ABACATE, TOMATE E COGUMELOS (para 2 pessoas)

Ingredientes:
. Um punhado de pinhões
. 3 tomates maduros cortados em cubos médios (ou um punhado generoso de tomatinhos que caibam na boca)
. Azeite, para regar
. Sal marinho e pimenta
. Óleo de coco
. 6 cogumelos marrons, cortados às fatias
. 2 fatias de pão tigre
. 1 dente de alho, cortado ao meio
. Polpa de 1 abacate grande (ou de 2 abacates pequenos),
esmagada com sumo de limãoa gosto
. Um punhado de folhas demanjericão, picadas, paraguarnecer

Modo de preparação:
Tosta os pinhões numa frigideira seca em lume brando durante 2 minutos, até começarem a ficar ligeiramente acastanhados. Reserva. Coloca o tomate numa taça, rega com um fio de azeite, tempera com sal e pimenta e envolve tudo delicadamente. Reserva.
Derrete um pouco de óleo de coco numa frigideira. Salteia os cogumelos em lume médio, mexendo com frequência, durante cerca de 5 minutos, até ficarem bem cozinhados e com um aspeto apetitoso. Tempera com sal e pimenta.
Entretanto, aproveita para torrar as fatias de pão tigre. Assim que saltarem da torradeira, esfrega-as com o dente de alho cortado ao meio, para dar sabor ao pão. Rega a torrada com um fio de azeite (também podes usar um creme de barrar vegan,
se preferires) e coloca as torradas em pratos para servir.
Barra a polpa de abacate, esmagada, nas fatias de pão e cobre-acom os cogumelos salteados e os cubinhos de tomate. Polvilha com os pinhões tostados e o manjericão picado e saboreia de imediato.

 


 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend