O novo livro de Luísa Villar traz receitas com um tempero de época

Luísa Villar propõe receitas inspiradas por mulheres ficcionais de tempos diferentes. (Fotografia: DR)
Luísa Villar reuniu e trabalhou algumas das receitas que ensinou a fazer no seu programa Mesaluísa, na SIC Mulher. Neste livro com o mesmo nome, criou histórias de mulheres que contribuíram para criar e preservar estas comidas.

As vinte mulheres do novo livro de receitas de Luísa Villar não existiram, mas podiam ter existido – são perfis femininos que exprimem o seu tempo, ao longo de quatro décadas, de 1920 a 1958, na cidade de Lisboa (e uma delas em Moçambique), numa rotina que passa pela decisão do que pôr na mesa para comer.

A cada personagem compete apresentar um menu de três refeições, que correspondem às 60 receitas do livro que emanou do programa de culinária Mesaluísa, do canal SIC Mulher. Elas são inseridas numa pequena história, baseadas nas leituras de revistas, livros e outros materiais daquela época que a autora realizou.

Fazer desta maneira o livro “Mesaluísa – Receitas e mulheres de todos os tempos” seria, afinal, o que se esperava da autora, já que Luísa Villar teve, até se dedicar à divulgação da gastronomia, uma longa carreira na área da comunicação, publicidade e marketing. Grande aficionada de livros de receitas antigos – aqueles que consulta para os menus do seu programa, como o livro “Doces e Cozinhados”, de Isalita -, Luísa juntou outros a esses comeres, aqueles que vinham à mesa da sua própria família.

São receitas com um estilo diferente das composições dos dias de hoje. Não havia ingredientes malditos, o aproveitamento máximo era uma regra levada muito a sério e não se colocava tanto a questão da pressa. Assim, o menu de Cidália (atriz, 28 anos) é composto por marinada de tomate, bacalhau albardado e torta de laranja; já o de Larra (professora primária, 28 anos) de ovos verdes, arroz de ervilhas e Bom Bocado.

Vamos ali encontrar receitas das avós e tias-avós, com grande influência francesa e um toque da elegância e distinção que marcou a estética da época. Com caldos, apuro, pouco desperdício e açúcar qb.

Mesaluísa, de Luísa Villar
Casa das Letras
248 páginas
PVP: 23,90 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend