O novo e fresco menu do Olivier Avenida degusta-se numa renovada esplanada

O novo e fresco menu do Olivier Avenida degusta-se numa renovada esplanada
No centro de Lisboa, o novo menu de degustação do Olivier Avenida, aos jantares de sexta e sábado, combina pratos frescos e sabores mediterrânicos, com uma esplanada de cara lavada, pronta a estrear.

Uma nova esplanada no centro da capital, mesmo a tempo de receber agosto de braços abertos, é sempre uma boa notícia. Neste caso, é uma esplanada com cara lavada, renovada e agora com uma decoração mais descontraída e abrigada, a que pertence ao Olivier Avenida, o restaurante de Olivier da Costa junto à Avenida da Liberdade, no coração alfacinha.

A novidade chega em dose dupla, com o novo menu de degustação que já se encontra disponível aos jantares de sexta-feira e sábado. É uma refeição longa, com vários momentos, que tem o preço de 40 euros por pessoa, com direito a uma garrafa de vinho Olivier (rosé, tinto ou branco) para partilhar a dois. A inspiração, claro está, mantém-se focada na cozinha mediterrânica, como é hábito neste restaurante, mas com propostas mais frescas e veranis, e pratos que foram criados de propósito para este menu.

Nas entradas, a seleção de propostas frias pisca o olho à cozinha árabe, com um húmus e uma babaganoush, uma pasta feita com beringela assada, taíne e sumo de limão; e também à do sul de França, com uns ovos mimosa recheados com atum e com as fatias de pissaladière, cuja massa faz lembrar a de uma pizza, e que leva anchovas, cebola caramelizada e azeitonas pretas.

Os ovos mimosa, recheados com atum, são um dos novos petiscos. (Fotografias: DR)

As fatias de pissaladière, com anchovas, cebola caramelizada e azeitonas pretas.

Uma das saladas do novo menu: beterraba, maçã e aipo.

Nos pratos de peixe deste novo menu, aposta-se numa alternativa refrescante em qualquer dia de calor, um carpaccio de polvo, e numa massa com camarão, manjericão e tomate-cereja. A inspiração italiana marca o principal prato de carne, uma tagliatta de panado de lombo de novilho, acompanhado com linguini e molho de tomate.

Ainda parte deste combinado degustativo, as quatro saladas frias não podem, nem devem, ser encaradas com pratos secundários. Todas as propostas são frescas e rimam na perfeição com uma noite de verão, a comer ao ar livre. Trata-se de um taboulé, à boa maneira libanesa, com bulgur, tomate, hortelã, cebola, salsa picada e sumo de limão; de um ratatouille no forno com queijo feta; de uma salada verde com feijão; e de uma salada de beterraba, maçã e aipo, onde se misturam os sabores da horta e do pomar.

As bebidas não estão incluídas no novo menu de degustação. Mas pode optar por uma das dezenas de referências vínicas, a copo ou à garrafa, ou então por uma das várias opções de sangria. Neste ramo, há seis diferentes, todas bem frescas. A Sangria Avenida, por exemplo, junta espumante, maçã verde, maracujá, líchias, manjericão e canela. Outra alternativa é seguir pelo rumo dos cocktails com e sem álcool. Os clássicos são presença fixa na carta, como um moscow mule, uma margarita de maracujá ou um daiquiri de morangos. Mas alguns têm um cunho da casa, como o Gin Avenida, que junta chá verde asiático, erva-príncipe e toranja.

A seleção de sobremesas: fruta da época e gelado; churros; bolas de Berlim com Nutella.

A esplanada do Olivier Avenida foi renovada.

Para adocicar o palato, antes da despedida, chega à mesa uma seleção de frutas da época e gelados caseiros à base destas, mas também uma dupla difícil de resistir para quem é doceiro, de produção própria: churros e bolas de Berlim com Nutella.

 

Olivier Avenida
Menu de degustação a 40 euros, aos jantares de sexta e sábado.
Rua Júlio César Machado, 7 (Avenida)
Tel.: 213 174105
Web: restaurantesolivier.com
Das 12h30 às 15h00 e das 19h00 às 01h00. Sábado, só jantar. Encerra domingo.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

7 programas para sair de casa no fim de semana em Lisboa
Lisboa ganha uma casa de choco frito onde se petisca até tarde
No novo japonês de Lisboa, cada um escolhe na montra o peixe fresco que quer




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend