O leitão da Tia Alice, em Negrais, é caso de sucesso há duas décadas

Tia Alice, a criadora da marca de êxito em Negrais. (Foto: Rita Chantre/GI)
Há quase 25 anos que as mesas do Tia Alice se enchem para provar o leitão, criado ao ar livre e assado em forno a lenha. Um restaurante familiar que é um clássico em Negrais, e que mantém comensais desde o primeiro dia.

Aos 87 anos, Tia Alice posa para a fotografia junto aos três fornos a lenha onde se assa o leitão há quase duas décadas e meia. “Alguma há-de ficar boa”, ri-se a matriarca, de graça e simpatia exímias, que já no final dos anos 1950 vendia leitão nas feiras e mercados da zona, com o marido, António. É ela quem deu nome ao Tia Alice, uma das paragens obrigatórias quando se fala em leitão de Negrais, concelho de Sintra, e que é sinónimo de casa cheia. “Metade do nosso público vem cá desde o primeiro dia”, conta Silvéria Santos, filha da Tia Alice, que gere o restaurante familiar com a ajuda das três filhas, Lurdes, Teresa e Alexandra – esta última mais ligada ao espaço homónimo que surgiu depois no Loures Shopping.

“A qualidade do leitão é o mais importante”, explica Silvéria. Vem todo da serra algarvia, onde é criado ao ar livre, e de fornecedores antigos de confiança. Num dia normal, as fornadas começam pelas seis da manhã, havendo uma segunda antes de almoço e uma terceira antes do jantar. Só no ano passado, assaram-se nesta casa 11 mil leitões. “No Natal e no Ano Novo, os fornos não param durante as 24 horas do dia”, afirma Marco Caneira, ex-futebolista e genro de Silvéria.

O leitão assado do Tia Alice pode acompanhar-se de batata frita, arroz de miúdos do leitão e salada. (Fotografias: Rita Chantre/GI)

O restaurante familiar abriu portas há quase duas décadas e meia, em Negrais.

Silvéria Santos, filha da Tia Alice, gere o restaurante familiar com a ajuda das três filhas.

O leitão vai ao forno deitado na grelha, aberto e estendido. Fica 25 minutos com a pele para cima, depois vira-se e deita-se um molho por cima, ficando no forno durante mais hora e meia. O resultado é a pele estaladiça e a carne tenra e suculenta, acompanhada com batata frita caseira, mas também com saladas e o arroz de miúdos do leitão, já que todas as partes são usadas, como se comprova também nos pezinhos de coentrada. Quem queira levar para casa, pode ir à zona de loja e levar o petisco embalado, em doses, meias doses ou inteiro.

Para harmonizar com a carne, vale a pena provar o vinho Tia Alice, um frisante branco feito de propósito para esta casa, com a sua frescura e acidez a cortar a gordura natural do leitão. Antes da despedida, há ainda espaço para provar o bacorinho, especialidade doce feita aqui no Tia Alice, que junta doce de ovos, amêndoa, canela e fios d’ovos, queimado depois na superfície, quase como um leite creme.

O leitão é assado em forno a lenha. As primeiras fornadas arrancam pelas seis da manhã.

Além das salas e da esplanada, o restaurante tem uma porta e espaço próprios para o serviço de takeaway.

O bacorinho é uma das sobremesas da casa.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend