O célebre restaurante XL, em Lisboa, é agora o novo XXL de Olivier

O XL é agora XXL e pertence ao portefólio de restaurantes de Olivier. (Fotografia: DR)
Fundado por Vasco Gallego há 27 anos perto da Assembleia da República, o restaurante XL passou para as mãos de Olivier da Costa. Agora, é o mais discreto espaço do chef e empresário, mantendo pratos que se tornaram ícones da década de 1990, como os bifes e soufflés.

No novo XXL, paredes meias com a Assembleia da República, na Calçada da Estrela, em Lisboa, as paredes têm tons verdes, há uma escultura de um elefante no meio da sala, um bar ao centro e música em crescendo ao longo da noite. Mas a essência do antigo XL mantém-se, assim quis Olivier da Costa, para honrar o histórico de excelência do XL, restaurante fundado por Vasco Gallego em 1994.

À data, o XL era um espaço de sucesso, frequentado por políticos, artistas, desportistas e várias figuras da socialite portuguesa. A cozinha popularizou-se graças aos seus bifes e soufflés e foi, inclusive, uma das primeiras de Lisboa a servir comida japonesa (há 22 anos, segundo o antigo proprietário). Dois anos depois de o restaurante assinalar um quarto de século, Olivier integrou-o no seu portefólio de 19 restaurantes.

“É imensa a responsabilidade de suceder ao Vasco e de recriar a dinâmica e o glamour que o XL teve nos anos 1990, mas agora com a energia e a criatividade que o Grupo Olivier desenvolveu ao longo do século XXI”, afirmou o porta-voz do grupo responsável por marcas conhecidas como o Yakuza, Seen e Guilty. A essência do espaço mantém-se, mas com uma carta atualizada.

Quem chega à mesa é convidado a provar um conjunto de saladas, como a de grão e de fava. Também há pimentos grelhados, entre outras opções. Depois, escolhe-se as entradas, das quais se destaca, já como uma das mais pedidas, o croquete de rabo de boi com mostarda dijon e foie gras. Muito pedido, e ideal para dividir, é também o ovo servido em cama de puré trufado com quatro espécies de cogumelos.

Os soufflés têm honra de secção própria no menu, em duas versões: creme de peixe e camarão e creme de queijo e espinafres. No capítulo das carnes há o bife XXL (250 gramas de bife do lombo com molho Olivier e batata frita), bife café Paris, frango de leitão e entrecôte. Já entre as opções de peixe sobressai o bitoque de lagosta grelhada com manteiga, batata frita às rodelas e arroz, finalizado na mesa.

No menu do XXL existem ainda seis opções de sobremesas, uma delas soufflé de ferrero rocher com gelado de praliné. A garrafeira tem champanhes e espumantes e vinhos brancos, tintos e rosés nacionais e internacionais do velho e novo mundo. Em alternativa, saem do bar cocktails com e sem álcool, assim como todo o tipo de bebidas, para vários gostos e carteiras.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend