O novo brunch bar Monarca fica num palácio portuense

A tosta de salmão é um dos pratos da carta do Monarca. (Fotografia: DR)
No Palácio dos Príncipes, entre Miguel Bombarda e Cedofeita, nasceu o Monarca, um brunch bar com mesas ao ar livre e sugestões para todas as horas - dos cocktails de autor aos clássicos ovos Benedict, que ali conhecem várias versões.

Carlos Matos e Sara Correia, que já conduziam os destinos da discoteca Zoom, juntaram-se a Luís Ferreira para criar um novo espaço no Porto – desta feita, um brunch bar. O Monarca fica no Palácio dos Príncipes, no gaveto das ruas de Miguel Bombarda e Cedofeita, e conta com três espaços: uma pequena sala com vista para a cozinha aberta, uma esplanada interior e uma esplanada exterior, sendo que não faltam as mantas para os mais friorentos. Abriu portas centrado nas bebidas e, há pouco mais de um mês, inaugurou a carta de brunch.

Esplanada de rua.

Esplanada exterior. (Fotografia: DR)

O espaço, com cocktails de assinatura apelidados de Burguês, Marquesa ou Bobo da Corte, e um quadro da drag queen Jessica Top a destacar-se na decoração, é avesso a elitismos e dá as boas-vindas, inclusive, a animais (costuma haver água e biscoitos para os cães). O Brunch Real inclui sumo do dia, ovos Benedict à escolha, panqueca à escolha, café americano ou chá, por 17 euros; mas cada pessoa pode construir um menu à sua medida, selecionando opções da carta – que serve tanto a carnívoros como a vegetarianos. Além de ovos e panquecas (doces e salgadas), há hambúrgueres, tostas, shakshouka (um prato do Médio Oriente) e sobremesas que têm em comum a apresentação cuidada e tendencialmente cheia de cor.

A ementa acusa influências do Mundo, incorporando também sabores bem nacionais, como atestam os ovos Benedict à Monarca, uma versão mais portuguesa desse clássico do brunch, que junta ao ovo escalfado e ao molho holandês barriga de porco desfiada. A carne é cozinhada lentamente, durante cerca de quatro horas, explica o chef David Amorim, que voltou à cidade natal com vontade de se dedicar ao pequeno-almoço tardio, após a sua experiência profissional em Inglaterra. “Gosto de trabalhar vários ingredientes, e o brunch permite essa variedade na cozinha”, explica ele, que procura ter ali produtos nacionais, de proximidade e de época.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend