Novo restaurante da Bica é inspirado n’Os Lusíadas

A Bica é linda e ficou ainda mais catita desde que o Palácio Verride revelou ser, no Largo do Adamastor, um hotel de charme com restaurantes abertos a quem não está hospedado. O mais recente é o Criatura.

O nome não engana, mas não pretende afugentar ninguém. Muito pelo contrário. Inspirado no gigante Adamastor d’Os Lusíadas, o Criatura parte da ideia de nos dar a provar – a nós, portugueses, e aos muitos visitantes de fora que passam diariamente pela Bica – pratos e petiscos revisitados que refletem a epopeia marítima portuguesa e as várias influências que a cozinha e o receituário nacionais absorveram graças a essas andanças mundo afora.

Com entrada própria pela Travessa da Portuguesa, sob as arcadas do palácio, o Criatura conseguiu dar a volta à solenidade da arquitetura secular graças a apontamentos contemporâneos como a louça da Vista Alegre, os candeeiros de pé alto encarnados ou, mais impactantes do que tudo o resto, os enormes retratos a preto e branco (de famosos e anónimos) captados pelo fotógrafo britânico Bridget Jones – esta série chama-se Portrait e integrou uma das exposições de abertura do Museu Coleção Berardo, no Centro Cultural de Belém.

A sala principal tem capacidade para sentar sessenta pessoas – isto sem contar com o bar à entrada para snacks, o mezanino e a esplanada – e o horário de funcionamento será ininterrupto entre as 12 horas e a meia noite, o que obrigou o chef executivo Bruno Carvalho – natural da Figueira da Foz e com uma larga temporada de Dubai no currículo – a pensar numa fórmula suficientemente abrangente para não deixar ninguém mal ao longo do dia. A base da carta é a cozinha portuguesa tradicional mas, por conta das tais influências, sem rigidez, daí propostas como pipis à moda de Lisboa, pica pau de novilho, croquetes de leitão ou camarão com malagueta e alho, uma versão do polvo à lagareiro ou posta mirandesa com batata frita e grelos.

Aos almoços, para entrar no mercado, criaram um menu executivo a 15 euros que inclui prato principal, sobremesa, água ou copo de vinho, sendo que todos os meses, para além da opção de carne ou peixe na grelha, haverá sempre um prato fixo a cada dia da semana.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Lisboa é a cidade perfeita para hipsters, explica jornal inglês
Lisboa vai ter festa mítica dos anos 80 (e Madonna pode ir)
10 restaurantes em Lisboa onde se pode acender um cigarro




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend