Novo menu do Yeatman aposta nos sabores do mar

Com a primavera a chegar, o chef Ricardo Costa renovou a carta do Yeatman, único restaurante no Porto com duas estrelas Michelin. Os frutos do mar são a presença de destaque no menu de degustação com 15 momentos, que presta homenagem à cozinha tradicional portuguesa.

O chef explica que utilizar «produtos portugueses e trabalhá-los com as nossas técnicas» foi uma das principais preocupações. Esta autenticidade está bem presente em pratos como o carabineiro com sames de bacalhau e alga liofilizada. Os sames (bexiga do bacalhau) é um petisco tradicional dos antigos pescadores dos mares da Terra Nova, principalmente da zona de Aveiro (talvez um piscar de olhos que o chef quis fazer à sua terra-natal).

O menu – que o chef intitulou de «Experiência Gastronómica» – foi pensado como um todo, «tendo em conta o equilíbrio de sabores, de texturas e aromas». Foi importante «trabalhar os paladares para lhes dar elegância», e fazer assim uma «comida saborosa», diz Ricardo Costa.

O primeiro prato é uma mariscada que envolve crustáceos, entre eles o lavagante, creme de tremoços, azeitona e cerveja.

O primeiro prato é uma mariscada que envolve crustáceos, entre eles o lavagante, creme de tremoços, azeitona e cerveja. Segue-se os já referidos sames e continua-se com o mar: caldeirada nacional de pregado assado e molho de caldeirada. O toque mediterrâneo está presente no prato seguinte, uma beringela assada com caril, regada com molho de borrego e de romesco, típico da culinária da Catalunha.

Tanto este como o prato seguinte – frango do campo, cozido e assado e acompanhado por batata e molho de cabidela – se diferenciam do resto do menu por trabalharem mais os sabores da terra.

Para sobremesa há laranja sanguínea, marinada e acompanhada por creme de açafrão e gelado de pistachio, uma mistura de sabores pouco usual mas que funciona na perfição. Por último, há mirtilos em diferentes texturas – mousse e merengue – acompanhados de gelado de queijo mascarpone e um toque de lima kaffir.


Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Veja também:
Estrelas Michelin 2017. Estamos em festa e estamos no mapa!
Rui Paula ganha primeira estrela Michelin com Boa Nova
Este é o primeiro restaurante do Norte a conseguir duas estrelas

 

 

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend