Novo livro de receitas junta versões mais saudáveis de pratos tradicionais

Novo livro de receitas junta versões mais saudáveis de pratos tradicionais
Os autores do livro "Tradicional e Saudável". (Foto: DR)
Um nutricionista (João Rodrigues) e dois chefs de alta cozinha (Catarina Correia e Rui Paula) criaram versões mais equilibradas de pratos tradicionais e explicam tudo no novo livro “Tradicional e Saudável”.

Criar uma receita de bolo de bolacha sem manteiga foi o maior desafio do chef Rui Paula para o livro “Tradicional e saudável – receitas com todo o sabor e mais saúde”, que acaba de chegar às livrarias. Desafiado pelo nutricionista João Rodrigues, que lhe colocou aquele e muitos outros desafios de retirar calorias e melhorar a composição nutricional de várias receitas portuguesas bem conhecidas, o chef procurou responder-lhe, na cozinha, ao lado de uma parceira da sua equipa. Trata-se da chef Catarina Correia, que comanda a cozinha da Casa de Chá da Boa Nova (onde conquistou duas estrelas Michelin).

“Há muitas maneiras de dar a volta às receitas tradicionais sem lhes tirar o sabor. Por exemplo, o arroz de gambas pode fazer-se com cevadinha em vez de arroz. Pode-se tirar sempre um bocadinho de azeite aqui e ali, pôr menos um bocadinho de enchidos”, referiu o chef Rui Paula.

O teste de cada receita, sempre sob a supervisão de João Correia para assegurar que se alcançava o objetivo de equilíbrio, “levou muito tempo”, assinala o chef. O resultado são 80 páginas com versões nutricionalmente mais equilibradas e com menos calorias de 29 receitas bem conhecidas da nossa mesa tradicional. E a primeira é logo o caldo verde, numa receita com metade das calorias habituais – com chuchu em vez de batata, menos azeite e menor quantidade de chouriço.

Esta é uma das quatro receitas de sopas tradicionais do livro, que conta ainda com dez pratos de pescado (entre eles arroz de marisco e de polvo, bacalhau com natas e à Brás) e dez pratos de carne (na lista, há arroz de cabidela e de pato, carne de porco à alentejana, feijoada à transmontana, migas e assados). Há ainda quatro sobremesas, entre as quais bolo de bolacha (cuja receita encontra aqui ao lado) e o popular pudim Abade de Priscos.

Nesta receita em versão saudável, o guloso pudim tem menos de metade das calorias e menos 60% de gordura. A poupança pode ser celebrada em todas as receitas, em cuja página encontra a respetiva análise nutricional e ainda as alterações que foram feitas para lhe retirar esse “peso” mantendo textura e sabor.

Para conhecer quatro das receitas deste livro, basta espreitar neste link.

“Tradicional e Saudável”, de João Rodrigues, Rui Paula e Catarina Correia. Edição: Marcador. 80 páginas. PVP: 16, 90 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend