Novo bistrô do Porto com petiscos do ‘arco-da-velha’

O Arco-da-Velha veio preencher um lugar que fazia falta na Travessa da Figueirôa e envolvente: serve petiscos e menu de almoço, sempre com o mesmo cuidado.

O espaço do Arco-da-Velha Bistrô & Wine Bar é pequeno, mas está decorado com gosto e simplicidade, numa numa zona onde fazia falta este tipo de oferta: um restaurante de petiscos que também serve diárias ao almoço, sempre com um empratamento cuidado.

Abriu em julho, pela mão de Nuno Queirós, de 34 anos e que deixou uma carreira de nove na TAP, porque estava cansado das funções que desempenhava e porque ter um restaurante era algo que sempre desejara fazer.

O «serviço é personalizado», num ambiente «familiar», descreve este «cozinheiro amador», mas que não está ao leme da cozinha. No Arco-da-Velha, os tachos estão por conta de Marília Luzes. O «menu é dinâmico», ao sabor dos produtos de cada estação do ano, acrescenta Nuno. Assim, para já, a carta tem pataniscas de bacalhau, cebolada de bacalhau com puré de grão, choquinhos salteados com morcela e maçã, espetadinhas de gambas, pimentos de Padrón, tábua de presunto e queijos, chouriço assado, cogumelos recheados com alheira, ovos rotos com presunto, preguinho de vitela mirandesa DOP e posta da mesma carne certificada.

Os pratinhos custam entre 2,50 e 6,50 euros, exceção única para a posta, a 16,50 euros. «Servimos petiscos, mas quando as pessoas estão recetivas a isso somos nós a sugerir um menu. E, quando aparece um grupo de cinco ou seis pessoas, sugerimos uns três petiscos e depois uma de posta mirandesa, que vem laminada e é acompanhada por batata a murro e grelos salteados. Assim, conseguem provar várias coisas», explica Nuno.

A carta de bebidas inclui uma boa (curta, mas boa) seleção de vinhos, cerveja de pressão, gin e ; tinto de verano. O menu do almoço fica por 6 euros, com couvert, prato principal, bebida e café. E ao final da tarde (das 16h00 às 19h00) há happy hour, com gin a partir de 3,50 euros e vinho a copo a começar nos 1,50 euros. Uma escolha menos óbvia, para quem quer fugir dos sítios da moda na Baixa.

 

Travessa da Figueirôa, 52 (Cedofeita).
Tel.: 933681474.
Web: facebook.com/arcodavelhabistroandwinebar.
Das 12h00 às 23h00; sexta, até às 00h00; sábado das 18h00 às 00h00. Encerra ao domingo. Preço médio 17,50 euros