Novidades em Gaia: o melhor de Castro e Silva, com paisagem

Novidades em Gaia: o melhor de Castro e Silva, com paisagem
O renovado Terrace Lounge 360º. (Fotografias: DR)
A renovação do Espaço Porto Cruz foi apanhada pelo surto, e avançou na mesma. A nova cozinha do DeCastro é o berço de uma carta de verão festivo, com o chef Miguel Castro e Silva a exprimir nela toda a sua magia para criar petiscos.

O chef Miguel Castro e Silva tem reputação de mago dos petiscos e eles são as estrelas da carta que celebra a reabertura do restaurante DeCastro – e do Espaço Porto Cruz, onde está inserido – depois de três meses fechado para renovação. O projeto de obras já estava em curso quando a pandemia atingiu Portugal e não foi interrompido – em boa hora para os visitantes e comensais.

Vale a pena chegar antes da hora de almoço e fazer uma visita à exposição multimédia sobre o vinho do Porto e até uma prova. O interior do edifício panorâmico faz já adivinhar o magnetismo do postal do terraço: ponte de ferro, rio e casario do Porto.

Uma vez lá, torna-se tentadora a carta de cocktails, que funciona de forma autónoma ali no Terrace Lounge 360º. É um bom prelúdio para a nova carta que exprime a alegria do chef Castro e Silva (e do seu parceiro na Gran Cruz, José Miguel Guedes) em ter finalmente uma cozinha criada à sua medida. Dali sai uma carta a assobiar verão, com uma lista “Para picar” (tábua de queijos portugueses, filetes de polvo com molho tártaro, codorniz de escabeche, peixinhos da horta e iscas do cachaço de bacalhau, entre outros) e outra de saladas e sanduíches “bem servidas”, assinala o chef.

Um dos clássicos de Castro e Silva. (Fotografias: DR)

Há onze cocktails a provar, nove deles feitos com vinhos do Porto Cruz, frescos e com aromas de ervas e frutas (7€).

Os aficionados do petisco vão ser detidos certamente pelos pica-pau servidos com gomos de batata que chegam em seis variedades: vitela maronesa, com alcaparras, lula com malagueta, camarão com lima e alho, porco-bísaro, atum com pimenta da terra e cogumelos. Nos dez pratos principais, o chef reuniu um “best of” dos últimos dois anos, de acordo com as preferências dos clientes – e as suas.

Estão lá, por exemplo, a costela mendinha com arroz de forno, o lombo de bacalhau assado, a perna de pato com canela e azeitonas e a feijoada de polvo. As sobremesas pedem companhia de vinhos do Porto, e vale a pena fazer-lhes a vontade.

 

DeCastro Gaia
Espaço Porto Cruz. Largo Miguel Bombarda, 23, Gaia (Ribeira). Web: espacoportocruz.pt. Tel: 220925340. Terça a sábado das 12h30 às 16h e das 19h30 às 23h. Domingo das 12h30 às 16h. Preço médio: 35 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend