As novas pizas do Porto provam-se na Picaria

A Pizza do Baixa esconde-se num primeiro piso na movimentada rua da Picaria. Produtos frescos, italianos e todos preparados em casa.

Toalhas vermelhas quadriculadas imaculadamente estendidas nas mesas, um cartaz do 8 ½ de Federico Fellini e os aromas espalhados pelo forno. É um pedaço de Itália aquele que nasceu, escondido, no primeiro piso do BaixaBurguer. O espaço que até hoje serviu de extensão à hamburgueria renovou-se e acolhe, agora, a nova pizaria da cidade.

«Produtos italianos de primeira qualidade, tudo fresco e sem grandes invenções», afiança João Pedro Oliveira, um dos sócios do projeto. A nova aposta está para já circunscrita ao primeiro piso da casa mas, dentro de pouco tempo, deverá ser possível combinar à mesa o melhor de cada uma das cartas: pizas e hambúrgueres, à vontade de cada freguês.

A massa caseira molda-se em pizas finas e individuais, montadas em 17 versões diferentes, que viajam por vários lugares típicos da cidade. A Sá da Bandeira, por exemplo, junta ao molho de tomate caseiro mozarela, gorgonzola, mascarpone e grana padano. Daí até à combinação de anchovas, alcaparras e malaguetas da Mercadores é um saltinho. A salsicha Nduja, típica da região da Calábria, é o ingrediente em destaque da Camões, a que se junta cebola roxa e mozarela.

Sem grandes complicações, a ementa oferece ainda três entradas – pão de alho, bruschetta de tomate e azeitona e crostini de mozarela fresca, presunto, rúcula e pesto – e duas sobremesas, mousse de chocolate e cheesecake. Tudo para acompanhar com cervejas italianas – servem-se duas marcas, a Nastro Azurro e a Birra Moretti – e um copo de Lambrusco.

Para breve está também preparado o lançamento da nova carta do BaixaBurguer que deverá revolucionar a selecção de hambúrgueres. Sobrevive uma mão cheia dos mais pedidos e chegam novas criações, confecionadas com ingredientes caseiros. «Vamos apostar muito nos picles feitos cá, da cenoura, à cebola e até couve-flor. Depois virão os sumos naturais e chás, para abrir uma nova vertente na ementa».

 

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua da Picaria, 89, Porto
Telefone
222011937
Horário
Das 12h às 15h e das 19h às 23h. Sexta e sábado das 12h às 1h.
Custo
(€) Preço médio: 15 euros


GPS
Latitude : 41.1496324
Longitude : -8.612989299999981