Matosinhos: novas escolhas na terra do peixe

Numa cidade intrinsecamente ligada ao peixe e mariscos grelhados, o Mesa 8 apresenta-se como alternativa com uma carta ligada à cozinha mediterrânica e sabores do mundo.

Os peixes e mariscos grelhados desempenham o papel de protagonista na cozinha que se faz em Matosinhos, mas o Mesa 8 quis fugir à regra e criar uma alternativa. Embora estes produtos também constem da carta, o novo restaurante inspira-se na cozinha mediterrânea e põe na mesa sabores e aromas vindos de várias partes do mundo, entre pratos de carnes, peixes, saladas, pastas e pizzas

Com capacidade para cem pessoas e decoração de Teresa Mendanha, o negro é a cor dominante do Mesa 8, que tem as portas abertas para jantares de grupo mas também para encontros mais intimistas. A carta é muito variada para agradar a gostos e públicos diversos, com propostas que vão dos kataifis de camarão com chutney de ananás, posta laminada do vazio com risotto de cogumelos, lombo de bacalhau com migas e batata a muro ou linguini peperoncino de gambas com salmão e caviar, para além de uma lista de pizzas.

O preto é a cor dominante do Mesa 8, que tem as portas abertas para jantares de grupo mas também para encontros mais intimistas.

Para os mais gulosos há sobremesas como rolo de laranja com kenell de mousse de chocolate e fondant de caramelo com espuma de frutos vermelhos. Paula Matos, chef que já trabalhou no Shis e na Casa da Foz, é a mentora destas criações gastronómicas.

Ao almoço, há um menu executivo por 8 euros, que inclui entrada, prato, sobremesa, água e café. Verdes, brancos tintos e rosés de várias regiões do país, mas também sangrias e espumantes, compõem uma generosa carta de bebidas.

O Mesa 8 é o mais recente projeto do Grupo Pinto da Costa & Carriço, também é proprietário do 8 Villas, em Santo Tirso, espaço que privilegia uma ementa ligada ao sushi. Cátia Lopes, que gere ambos os restaurantes, explica que o objetivo da casa é apanhar a boleia do crescimento de Matosinhos e captar o turismo do vizinho Porto. E dar mais opções à cidade, já que no Mesa 8 há serviço de take away.

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Brito e Cunha, 80, Matosinhos
Telefone
916654194
Horário
Das 12h30 às 15h30 e das 19h30 às 23h00. Sexta e sábado até às 02h00. Não encerra.
Custo
(€€) Preço médio: 25 euros


GPS
Latitude : 41.182119
Longitude : -8.688897999999995

Leia também:

8 restaurantes para conhecer em Matosinhos
Matosinhos: a cidade ao lado do Porto está a mexer
Da lota para a mesa, há novo peixe assado em Matosinhos