O Vinha Boutique Hotel, nascido da reabilitação de uma propriedade do século XVI, é um refúgio luxuoso em frente ao rio, que convida ao descanso. Seja passando uma noite tranquila numa das suas suítes, rodeadas por pacatos jardins e pelo Douro sereno; ou a usufruir de um tratamento de assinatura no Sisley Paris Spa. O aconchego sente-se logo no lobby, onde uma lareira central aquece a sala, repleta de peças de arte e livros sobre design.
Para aqueles dias em que apetece um conforto extra, especialmente nos meses de inverno, o cinco estrelas sugere ainda um faustoso chá da tarde, servido no ambiente intimista da biblioteca (para um máximo de 4 pessoas) ou no Bar Reserva (até 8 pessoas), de atmosfera inspirada pelos clubes britânicos. Aliás, o ritual do chá no Vinha surge como uma espécie de homenagem à ligação dos ingleses à história do Porto e do vale do Douro.
A experiência está disponível tanto para hóspedes como para visitantes, a qualquer dia da semana entre as 16h e as 18h. Basta reservar com 24 horas de antecedência para chegar no momento marcado e encontrar uma mesa digna de realeza. Uma seleção de saquetas de chás e infusões da Compagnie Coloniale, a mais antiga marca de chá francesa, fundada em 1848, em Paris, estabelece a base do menu, com opções para todos os gostos: o clássico Earl Grey, o aromático e adocicado rooibos, ou até a suave e reconfortante camomila. Escolhida a saqueta, cabe ao cliente verter a água quente do bule para infusionar as folhas diretamente na chávena. Enquanto o processo decorre, olhemos para o resto da mesa, preenchida com doces e salgados para acompanhar o chá. Há scones – simples ou com passas – e pães, que emparelham com manteiga e um trio de compotas caseiras que vão variando consoante a fruta da época. Um delicioso curd de laranja, compota de abóbora e doce de marmelo compõe por esta altura a seleção. As sanduíches surgem com recheio de mascarpone de lima com pepino; compota de cebola com queijo cheddar; pasta de ovo; molho pesto com mozarela; e fiambre fumado com rúcula, mostarda e maionese.
Da cozinha do hotel para a mesa de lanche sai ainda uma bandeja de pastelaria fina, que inclui, por exemplo, uma mousse de framboesa ou um bolo de avelã e chocolate.
Para tornar a experiência ainda mais especial, pode juntar-se um flute de espumante, ou um copo de vinho do Porto e uma taça de pipocas com caramelo e salgadas. Sumo de laranja, leite e café também reforçam o lanche, a pedido.
A completar a mesa, e a contribuir ainda mais para o ambiente intimista, há velas e rosas vermelhas, que combinam com a cor, não só dos cadeirões da biblioteca, como também da locomotiva de brincar que integra já a decoração natalícia da sala.
Longitude : -8.2245