“No início, as pessoas estranhavam: sushi em Avintes?”, conta o chef Manuel Vieira, com um sorriso. Estamos no SushiRoll, o pequeno restaurante focado nos sabores japoneses que abriu há menos de um ano, naquela vila do concelho de Vila Nova de Gaia. A mesma onde já tinha o Mesa Com Tradição, dedicado à cozinha portuguesa assente em produtos locais. Podem parecer projetos díspares, mas vê-os como complementares, ele que gosta de correr o país a saborear as diferentes especialidades, sem pôr de lado as de outras latitudes. “Depois da cozinha portuguesa, adoro a cozinha japonesa, especialmente o sushi. Entre tripas e sushi, prefiro tripas, mas há momentos para tudo”, comenta, divertido.
O que o chef propõe agora é um sushi de fusão, que foge ao tradicional pelo uso de ingredientes como foie gras, trufa, amêndoa, azeitona desidratada, ovos de codorniz, coentros, espargos ou alho francês, entre outros legumes. Frutas dispensa, exceto abacate. Também recorre à tradicional broa de Avintes, “produto único”, que considera “o melhor pão do Mundo”. Encontramo-la, na forma de telha, a coroar o tártaro de atum e algumas peças de sushi. “Onde eu vá, a broa de Avintes tem de estar comigo”, afirma. Já os peixes de eleição são o atum, o lírio, o pataco, o salmão, o robalo, a cavala e o carapau. Ali, mandam eles e o arroz. Com espaço, depois, para uns toques mais distintivos.
É um restaurante com poucos lugares sentados, divididos entre a sala e a esplanada, e que se aproxima do cliente, adaptando-se às suas necessidades. Há vários menus (inclusive, um vegetariano), peças de sushi e sashimi para escolher à carta, entradas (caso do peixe branco laminado com pêra em pickles) e sobremesas. Acresce que, de terça a sábado, a sugestão de almoço garante 16 peças e uma pequena entrada a troco de 13,50 euros (sem bebidas). E outubro deverá trazer mais um jantar “omakase”, com harmonização de vinhos.
Nem todos os pratos estão disponíveis para takeaway e entrega, mas não faltam opções para quem queira fazer a festa em casa, ou num barco. Por vezes, chegam ao SushiRoll pedidos vindos da marina de Avintes, segundo o chef, que destaca ainda a “Party Roll“: com 24 horas de antecedência, é possível encomendar 200 peças, acomodadas em travessas, por 180 euros. Neste seu novo restaurante, Manuel Vieira tem como consultor Fábio Ribeiro, a quem gaba o talento como sushiman. Moisés Neto é o sushiman residente, com apoio de Paulo Ferreira, empregado de mesa que o chef apelida de “mordomo do sushi”.
Longitude : -8.2245